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Câmbio de 11 velocidades
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Câmbio de 11 velocidades
Já surgiram aqui e ali algumas imagens do novo grupo Shimano Dura Ace 9000, de 11 velocidades que, ao que se comenta, deve chegar ao mercado no ano que vem. Bem... estamos falando de equipamentos TOP DE LINHA, e como comparação, o grupo Shimano Dura Ace 7900 sai por U$ 2.089,00 na GloryCycles.
A Shimano, em comunicado, disse que não é sua política comentar lançamentos antes que eles ocorram oficialmente (estas seriam imagens de um protótipo), mas apura-se de novidades o seguinte:
DETALHES já apurados:
Começando pelo pedivela - a Shimano tem sido líder nesses equipamentos há muitos anos, e essa liderança implica em inovações constantes. E esse é ponto que chama atenção no desenho da coroa com apenas 4 braços ao invés dos 5 tradicionais. Outra coisa é o ângulo diferente entre eles, que o faz parecer "menos simétrico" e leva imediatamente a pensar nos esforços que o conjunto sofre durante a pedalada, levando a concluir que essa solução atende a um maior esforço sofrido pelo conjunto nas posições onde a "força" é maior (momento em que se 'empurra' os pedais para baixo), mas estou apenas imaginando.
Esse modelo também tem a coroa (roda dentada) oca, uma inovação introduzida pela primeira vez com o DA 7900. Possivelmente, outra solução de engenharia para ganhar em resistência e perder em peso.
- Ele sairá em duas versões: eletrônica (Di2) e mecânica;
- O DA9000 Di2 terá as manoplas dos trocadores "semelhantes" ao Ultegra Di2;
- As alavancas de mudança são menores, com um ajuste melhor e mais ergonômico.
- O esforço na alavanca de câmbio ficou "38 % menor" (informado).
- Os freios são todos novos, mas seguindo o padrão da Shimano para essa linha, e com duas opções de montagem: Bolt de centro (padrão) e com dois parafusos estilo aero / TT.
- O peso do grupo mecânico diminui e é informado como 1.908 gramas, uma redução de 67 gramas em relação ao de Dura-Ace 7900 (no pedivela?).
- O encaixe do cassete traseiro é mais largo: o de 10 velocidade cassetes vai funcionar no de 11 velocidades usando espaçador, mas o inverso não é possível. O espaçamento de cubo traseiro permanece 130mm.
- A Shimano não "adicionou" mais carbono: assim como o DA7900, apenas as lâminas das alavancas de freio traseiro e os desviadores são de carbono.
A grande questão que fica é: um grupo de 11 velocidades afetará tanto assim o desempenho?
Perguntando de outra forma: o investimento a ser feito vale o ganho que se irá ter?
É preciso imaginar que há um limite físico para a inserção das engrenagens, respeitando ainda peso, resistência, confiabilidade e precisão nas mudanças, porém, mesmo sem saber ao certo as relações presentes no conjunto que ainda será lançado oficialmente pela Shimano (são essas relações entre as "rodas" dentadas no cassete e as da coroa que determinam a quantidade de movimento gerada), e usando como comparação um Shimano de 10 velocidades e um Campagnolo de 11 velocidades, conhecedores especulam que a melhora/ganho de desempenho será semelhante.
É esperar e ver... enquanto isso vou me divertindo com meu shimaninho de 8 velos e tá tudo certo!!!
A Shimano, em comunicado, disse que não é sua política comentar lançamentos antes que eles ocorram oficialmente (estas seriam imagens de um protótipo), mas apura-se de novidades o seguinte:
DETALHES já apurados:
Começando pelo pedivela - a Shimano tem sido líder nesses equipamentos há muitos anos, e essa liderança implica em inovações constantes. E esse é ponto que chama atenção no desenho da coroa com apenas 4 braços ao invés dos 5 tradicionais. Outra coisa é o ângulo diferente entre eles, que o faz parecer "menos simétrico" e leva imediatamente a pensar nos esforços que o conjunto sofre durante a pedalada, levando a concluir que essa solução atende a um maior esforço sofrido pelo conjunto nas posições onde a "força" é maior (momento em que se 'empurra' os pedais para baixo), mas estou apenas imaginando.
Esse modelo também tem a coroa (roda dentada) oca, uma inovação introduzida pela primeira vez com o DA 7900. Possivelmente, outra solução de engenharia para ganhar em resistência e perder em peso.
- Ele sairá em duas versões: eletrônica (Di2) e mecânica;
- O DA9000 Di2 terá as manoplas dos trocadores "semelhantes" ao Ultegra Di2;
- As alavancas de mudança são menores, com um ajuste melhor e mais ergonômico.
- O esforço na alavanca de câmbio ficou "38 % menor" (informado).
- Os freios são todos novos, mas seguindo o padrão da Shimano para essa linha, e com duas opções de montagem: Bolt de centro (padrão) e com dois parafusos estilo aero / TT.
- O peso do grupo mecânico diminui e é informado como 1.908 gramas, uma redução de 67 gramas em relação ao de Dura-Ace 7900 (no pedivela?).
- O encaixe do cassete traseiro é mais largo: o de 10 velocidade cassetes vai funcionar no de 11 velocidades usando espaçador, mas o inverso não é possível. O espaçamento de cubo traseiro permanece 130mm.
- A Shimano não "adicionou" mais carbono: assim como o DA7900, apenas as lâminas das alavancas de freio traseiro e os desviadores são de carbono.
A grande questão que fica é: um grupo de 11 velocidades afetará tanto assim o desempenho?
Perguntando de outra forma: o investimento a ser feito vale o ganho que se irá ter?
É preciso imaginar que há um limite físico para a inserção das engrenagens, respeitando ainda peso, resistência, confiabilidade e precisão nas mudanças, porém, mesmo sem saber ao certo as relações presentes no conjunto que ainda será lançado oficialmente pela Shimano (são essas relações entre as "rodas" dentadas no cassete e as da coroa que determinam a quantidade de movimento gerada), e usando como comparação um Shimano de 10 velocidades e um Campagnolo de 11 velocidades, conhecedores especulam que a melhora/ganho de desempenho será semelhante.
É esperar e ver... enquanto isso vou me divertindo com meu shimaninho de 8 velos e tá tudo certo!!!
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