Últimos assuntos
Junte-se ao "Team Paraná"
Indique aos amigos!
Social bookmarking
Partilhe com seus amigos e fique antenado!
Conservar e compartilhar o endereço de CICLISMO e CICLOATIVISMO em seu site de social bookmarking
Quem está conectado?
Há 4 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 4 visitantes Nenhum
O recorde de usuários online foi de 228 em Ter 26 Out 2021 - 20:17
PROVAS DE PISTA
CICLISMO e CICLOATIVISMO :: Pé na estrada, na rua, na trilha, na pista :: Tipos de prova - descrição
Página 1 de 1
PROVAS DE PISTA
Uma informação importante: hoje o ciclismo de pista é regulado pela União Ciclística Internacional (UCI) e possui diferentes modalidades (e algumas variações dentro de uma mesma modalidade).
CURIOSIDADES
- A origem do ciclismo de pista é bem próxima ao de estrada. As primeiras competições oficiais da modalidade datam de 1870, quando os atletas já competiam em ginásios fechados com pistas de madeira. A grande vantagem desta vertente do ciclismo era justamente o fato de não depender do bom tempo e ainda dar a possibilidade de cobrar ingressos dos torcedores que fossem acompanhar as provas. No ciclismo de pista, a velocidade é o principal fator. No total, são 10 tipos de provas diferentes, sendo 5 masculinas e 5 femininas. Além das disputas de velocidade, velocidade por equipe, keirin, perseguição por equipes, a novidade é a omnium. Essa prova estreou em Londres-2012 e nela os atletas competem por pontos, duelam em perseguição, fazem disputas contra o relógio e também em formato de corrida. Sobem ao pódio aqueles que forem mais regulares e somarem mais pontos ao fim de todas as provas. A exemplo das provas de estrada, o ciclismo de pista estava presente no programa da primeira edição dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, em Atenas-1896. Desde então, a modalidade só ficou ausente na de Estocolmo-1912. Naquele ano, apenas as provas de estrada foram disputadas.
- Uma curiosidade em relação às bicicletas da pista é que elas não possuem freio e contam com apenas uma marcha. Devido a alta velocidade atingida pelos atletas durante as provas, o uso do freio poderia causar acidentes e apresentar grande risco aos competidores. Além disso, outro fato curioso é que as mulheres só passaram a competir por medalhas nos Jogos Olímpicos no ciclismo de pista a partir de Seul-1988.
- Disputadas em um Velódromo - pista de forma oval, com circunferência medindo entre 200 e 400m (ou até mais), via de regra com duas curvas inclinadas a 41º. Nas pistas oficiais e nas de qualidade superior, o piso é feito de madeira tratada, e onde são pintadas linhas que servem de orientação para os ciclistas.
- Nas provas de estrada, as bicicletas pesam pelo menos 6,8 kg e possuem entre 14 e 20 marchas.
- Como os nadadores, os ciclistas também depilam o corpo. A única diferença é que, no ciclismo, os atletas costumam raspar braços e pernas, para facilitar o atendimento médico em eventuais acidentes com escoriações.
- Na Olimpíada de Londres, em 1908, o ciclismo apresentou a prova de Tandem, que continha um pedal duplo na bicicleta, para dois competidores. A modalidade encerrou sua participação em 1972, nos Jogos de Munique.
- Ao lado do levantamento de peso, o ciclismo é o esporte onde mais atletas usam substâncias proibidas para melhorar o rendimento.
- Apesar de estar presente desde a primeira Olimpíada da era Moderna, em Atenas, 1896, o ciclismo só admitiu a presença de mulheres na cidade Los Angeles, em 1984, depois da pressão de movimentos feministas.
VELOCIDADE 200m - Depois da tomada de tempo nos 200m com uma largada lançada, cujo resultado determinará os rankings e os competidores – eles competem entre si, em 2 ou 3 voltas, dependendo da extensão do velódromo. Os perdedores ainda podem se classificar nas séries de repescagem. Das quartas de final em diante, os corredores competem entre si em dois matchs.
Na prova, o piloto deverá aumentar a velocidade ao longo de uma distância que depende do comprimento da pista:
- Pista de 250 metros ou menor: 3,5 voltas
- Pista de 285,714 metros: 3,0 voltas
- Pista de 333,33 metros: 2,5 voltas
- Pista de 400 metros ou mais: 2,0 voltas.
SPRINT – uma prova de velocidade entre 2 a 3 corredores, durante 2 ou 3 voltas, classificados em uma largada em movimento, também de 200 metros.
SPRINT RACE - Em pistas com menos de 333,33 metros, as corridas serão de 3 voltas. Em pistas de 333,33 metros ou mais, terão 2 voltas. A posição de largada será determinada por sorteio. O número condutor com o numero 1 começará na parte interior da pista. Se um dos pilotos cair durante a prova, seu oponente deve ir para a linha de partida para ser declarado o vencedor. Ele não necessita cobrir a distância.
VELOCIDADE POR EQUIPES - Prova com equipes de 3 corredores, em 3 voltas na pista. Cada corredor deve conduzir obrigatoriamente em uma volta. O último corredor termina sozinho. Nos Campeonatos Mundiais, as 8 equipes com melhor tempo se qualificam; quatro delas são eliminados no confronto um a um. Finalmente, as 2 equipes com o melhor tempo correm para decidir o vencedor.
QUILOMETRO (500m para mulheres) - Um longo “sprint”. Essa é uma prova de contra-relógio individual, com uma largada parada. O competidor creditado com o melhor tempo é declarado vencedor.
KEIRIN - Nessa prova oriunda do Japão, 6 a 8 corredores competem entre si em um “sprint” de 600 a 700m, realizado após uma “perseguição”.
- Os competidores devem seguir atrás de um pacer (uma espécie de “carro madrinha”, como na Fórmula 1), que larga dentro da linha de sprint, inicialmente a 30 kph e deve ir aumentando gradualmente a velocidade até atingir 50 kph, velocidade que deve ser alcançada a pelo menos 4 voltas do fim (em pistas de 250m), ou conforme indicação dos comissários da prova – mas em princípio a 600 / 700 metros da linha de chegada.
A competição deve ter ao menos:
- 12 pilotos:
- Uma pré-eliminatória, com 2 baterias de 6 pilotos;
- Uma final para os lugares de 7 a 12;
- Uma final para os lugares 1 a 6.
PERSEGUIÇÃO INDIVIDUAL - Dois corredores competem em uma distância fixa (Homens: 4km, Mulheres: 3km, Masc Junior: 3km, Fem Junior: 2km). Eles iniciam em lados opostos da pista. O vencedor é o corredor que alcançar primeiro o rival ou o que marcar o melhor tempo.
PERSEGUIÇÃO POR EQUIPES - Duas equipes de competem, iniciando a prova em lados opostos da pista. É declarada vencedora a equipe que alcança a equipe rival ou que marca o melhor tempo.
- A prova masculina tem extensão de 4 quilômetros e 4 atletas em cada equipe;
- A prova feminina tem extensão de 3 quilômetros e 3 atletas em cada equipe;
- A equipe é “capturada” quando a equipe adversária (pelo menos 3 pilotos andando juntos, no masculino – 2 no feminino) alcançam a equipe ou ficam dentro da distância de um metro dela.
POR PONTOS - A Corrida de Pontos é uma especialidade em que as colocações finais são determinadas de acordo com os pontos acumulados pilotos durante os sprints e as voltas.
- Em pistas de 250metros ou menos, os sprints intermédios devem ser executados a cada 10 voltas;
- Em outras pistas, com diferentes medidas, os sprints devem acontecer a cada vez que os competidores percorrerem cerca de 2km.
MADISON – prova um pouco complexa. Nessa competição, equipes de dois corredores devem percorrer uma distância pré-determinada e com sprints intermediários. O placar é definido pela distância e pontos conquistados pelos competidores, nas voltas e nos sprints.
O número de voltas (e de sprints) variará de acordo com o comprimento da pista.
Para Homens - Elite
Pista de 250,00 m – 100 voltas – 5 sprints – total de 25,00 km
Pista de 285,71 m – 90 voltas – 5 sprints – total de 25,71 km
Pista de 400,00 m – 65 voltas – 5 sprints – total de 26,00 km
Para Homens - Junior
Pista de 250,00 m – 80 voltas – 4 sprints – total de 20,00 km
Pista de 285,71 m – 72 voltas – 4 sprints – total de 20,57 km
Pista de 400,00 m – 52 voltas – 4 sprints – total de 20,80 km
Os membros das equipes podem realizar o câmbio com o toque de mãos ou tocando a coxa do companheiro. Enquanto um dos corredores disputa o outro circula em uma velocidade reduzida.
- A largada é dada em movimento, após uma volta neutra;
- Os dois pilotos de cada equipe usam o mesmo número, mas com cores diferentes;
- O time em primeiro lugar a cada sprint intermediário receberá 5 pontos, o segundo recebe 3 pontos, o terceiro recebe 2 pontos e o quarto recebe 1 ponto.
SCRATCH - é uma corrida individual baseada em distância. O numero de participantes é limitado a 24 corredores. A largada em movimento é dada após uma volta neutra.
Homens - Elite 15 km
Mulheres - Elite 10 km
Homens - Júnior 10 km
Mulheres - Júnior 7,5 km
CORRIDA DE ELIMINAÇÃO – prova individual em que, a cada sprint individual o último corredor é eliminado.
- A largada em movimento é feita após uma volta neutra com o pelotão deve andar em grupo compacto, em velocidade moderada.
- O srint deve ser executado a cada segunda volta nas pistas de menos de 333,33 metros e cada volta nas pistas de 333,33 metros ou mais. Em pistas com menos de 333,33 metros, cada volta que antecede o sprint deve indicada por um sino.
- Os dois últimos pilotos restantes na corrida deve disputam o sprint final. A sua colocação será com base na posição de suas rodas dianteiras sobre a linha de chegada.
CURIOSIDADES
- A origem do ciclismo de pista é bem próxima ao de estrada. As primeiras competições oficiais da modalidade datam de 1870, quando os atletas já competiam em ginásios fechados com pistas de madeira. A grande vantagem desta vertente do ciclismo era justamente o fato de não depender do bom tempo e ainda dar a possibilidade de cobrar ingressos dos torcedores que fossem acompanhar as provas. No ciclismo de pista, a velocidade é o principal fator. No total, são 10 tipos de provas diferentes, sendo 5 masculinas e 5 femininas. Além das disputas de velocidade, velocidade por equipe, keirin, perseguição por equipes, a novidade é a omnium. Essa prova estreou em Londres-2012 e nela os atletas competem por pontos, duelam em perseguição, fazem disputas contra o relógio e também em formato de corrida. Sobem ao pódio aqueles que forem mais regulares e somarem mais pontos ao fim de todas as provas. A exemplo das provas de estrada, o ciclismo de pista estava presente no programa da primeira edição dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, em Atenas-1896. Desde então, a modalidade só ficou ausente na de Estocolmo-1912. Naquele ano, apenas as provas de estrada foram disputadas.
- Uma curiosidade em relação às bicicletas da pista é que elas não possuem freio e contam com apenas uma marcha. Devido a alta velocidade atingida pelos atletas durante as provas, o uso do freio poderia causar acidentes e apresentar grande risco aos competidores. Além disso, outro fato curioso é que as mulheres só passaram a competir por medalhas nos Jogos Olímpicos no ciclismo de pista a partir de Seul-1988.
- Disputadas em um Velódromo - pista de forma oval, com circunferência medindo entre 200 e 400m (ou até mais), via de regra com duas curvas inclinadas a 41º. Nas pistas oficiais e nas de qualidade superior, o piso é feito de madeira tratada, e onde são pintadas linhas que servem de orientação para os ciclistas.
- Nas provas de estrada, as bicicletas pesam pelo menos 6,8 kg e possuem entre 14 e 20 marchas.
- Como os nadadores, os ciclistas também depilam o corpo. A única diferença é que, no ciclismo, os atletas costumam raspar braços e pernas, para facilitar o atendimento médico em eventuais acidentes com escoriações.
- Na Olimpíada de Londres, em 1908, o ciclismo apresentou a prova de Tandem, que continha um pedal duplo na bicicleta, para dois competidores. A modalidade encerrou sua participação em 1972, nos Jogos de Munique.
- Ao lado do levantamento de peso, o ciclismo é o esporte onde mais atletas usam substâncias proibidas para melhorar o rendimento.
- Apesar de estar presente desde a primeira Olimpíada da era Moderna, em Atenas, 1896, o ciclismo só admitiu a presença de mulheres na cidade Los Angeles, em 1984, depois da pressão de movimentos feministas.
PROVAS E BREVE DESCRIÇÃO
VELOCIDADE 200m - Depois da tomada de tempo nos 200m com uma largada lançada, cujo resultado determinará os rankings e os competidores – eles competem entre si, em 2 ou 3 voltas, dependendo da extensão do velódromo. Os perdedores ainda podem se classificar nas séries de repescagem. Das quartas de final em diante, os corredores competem entre si em dois matchs.
Na prova, o piloto deverá aumentar a velocidade ao longo de uma distância que depende do comprimento da pista:
- Pista de 250 metros ou menor: 3,5 voltas
- Pista de 285,714 metros: 3,0 voltas
- Pista de 333,33 metros: 2,5 voltas
- Pista de 400 metros ou mais: 2,0 voltas.
SPRINT – uma prova de velocidade entre 2 a 3 corredores, durante 2 ou 3 voltas, classificados em uma largada em movimento, também de 200 metros.
SPRINT RACE - Em pistas com menos de 333,33 metros, as corridas serão de 3 voltas. Em pistas de 333,33 metros ou mais, terão 2 voltas. A posição de largada será determinada por sorteio. O número condutor com o numero 1 começará na parte interior da pista. Se um dos pilotos cair durante a prova, seu oponente deve ir para a linha de partida para ser declarado o vencedor. Ele não necessita cobrir a distância.
VELOCIDADE POR EQUIPES - Prova com equipes de 3 corredores, em 3 voltas na pista. Cada corredor deve conduzir obrigatoriamente em uma volta. O último corredor termina sozinho. Nos Campeonatos Mundiais, as 8 equipes com melhor tempo se qualificam; quatro delas são eliminados no confronto um a um. Finalmente, as 2 equipes com o melhor tempo correm para decidir o vencedor.
QUILOMETRO (500m para mulheres) - Um longo “sprint”. Essa é uma prova de contra-relógio individual, com uma largada parada. O competidor creditado com o melhor tempo é declarado vencedor.
KEIRIN - Nessa prova oriunda do Japão, 6 a 8 corredores competem entre si em um “sprint” de 600 a 700m, realizado após uma “perseguição”.
- Os competidores devem seguir atrás de um pacer (uma espécie de “carro madrinha”, como na Fórmula 1), que larga dentro da linha de sprint, inicialmente a 30 kph e deve ir aumentando gradualmente a velocidade até atingir 50 kph, velocidade que deve ser alcançada a pelo menos 4 voltas do fim (em pistas de 250m), ou conforme indicação dos comissários da prova – mas em princípio a 600 / 700 metros da linha de chegada.
A competição deve ter ao menos:
- 12 pilotos:
- Uma pré-eliminatória, com 2 baterias de 6 pilotos;
- Uma final para os lugares de 7 a 12;
- Uma final para os lugares 1 a 6.
PERSEGUIÇÃO INDIVIDUAL - Dois corredores competem em uma distância fixa (Homens: 4km, Mulheres: 3km, Masc Junior: 3km, Fem Junior: 2km). Eles iniciam em lados opostos da pista. O vencedor é o corredor que alcançar primeiro o rival ou o que marcar o melhor tempo.
PERSEGUIÇÃO POR EQUIPES - Duas equipes de competem, iniciando a prova em lados opostos da pista. É declarada vencedora a equipe que alcança a equipe rival ou que marca o melhor tempo.
- A prova masculina tem extensão de 4 quilômetros e 4 atletas em cada equipe;
- A prova feminina tem extensão de 3 quilômetros e 3 atletas em cada equipe;
- A equipe é “capturada” quando a equipe adversária (pelo menos 3 pilotos andando juntos, no masculino – 2 no feminino) alcançam a equipe ou ficam dentro da distância de um metro dela.
POR PONTOS - A Corrida de Pontos é uma especialidade em que as colocações finais são determinadas de acordo com os pontos acumulados pilotos durante os sprints e as voltas.
- Em pistas de 250metros ou menos, os sprints intermédios devem ser executados a cada 10 voltas;
- Em outras pistas, com diferentes medidas, os sprints devem acontecer a cada vez que os competidores percorrerem cerca de 2km.
MADISON – prova um pouco complexa. Nessa competição, equipes de dois corredores devem percorrer uma distância pré-determinada e com sprints intermediários. O placar é definido pela distância e pontos conquistados pelos competidores, nas voltas e nos sprints.
O número de voltas (e de sprints) variará de acordo com o comprimento da pista.
Para Homens - Elite
Pista de 250,00 m – 100 voltas – 5 sprints – total de 25,00 km
Pista de 285,71 m – 90 voltas – 5 sprints – total de 25,71 km
Pista de 400,00 m – 65 voltas – 5 sprints – total de 26,00 km
Para Homens - Junior
Pista de 250,00 m – 80 voltas – 4 sprints – total de 20,00 km
Pista de 285,71 m – 72 voltas – 4 sprints – total de 20,57 km
Pista de 400,00 m – 52 voltas – 4 sprints – total de 20,80 km
Os membros das equipes podem realizar o câmbio com o toque de mãos ou tocando a coxa do companheiro. Enquanto um dos corredores disputa o outro circula em uma velocidade reduzida.
- A largada é dada em movimento, após uma volta neutra;
- Os dois pilotos de cada equipe usam o mesmo número, mas com cores diferentes;
- O time em primeiro lugar a cada sprint intermediário receberá 5 pontos, o segundo recebe 3 pontos, o terceiro recebe 2 pontos e o quarto recebe 1 ponto.
SCRATCH - é uma corrida individual baseada em distância. O numero de participantes é limitado a 24 corredores. A largada em movimento é dada após uma volta neutra.
Homens - Elite 15 km
Mulheres - Elite 10 km
Homens - Júnior 10 km
Mulheres - Júnior 7,5 km
CORRIDA DE ELIMINAÇÃO – prova individual em que, a cada sprint individual o último corredor é eliminado.
- A largada em movimento é feita após uma volta neutra com o pelotão deve andar em grupo compacto, em velocidade moderada.
- O srint deve ser executado a cada segunda volta nas pistas de menos de 333,33 metros e cada volta nas pistas de 333,33 metros ou mais. Em pistas com menos de 333,33 metros, cada volta que antecede o sprint deve indicada por um sino.
- Os dois últimos pilotos restantes na corrida deve disputam o sprint final. A sua colocação será com base na posição de suas rodas dianteiras sobre a linha de chegada.
OMNIUM: Estreou em Londres em 2012, nela os ciclistas disputam 06 diferentes com dois dias de duração, e levam as medalhas os ciclistas que somarem mais pontos em todas as provas. É para quem pulmões (e pernas) BEM treinados.
- Flyin Lap: Vence quem cumprir a prova em menor tempo, com três voltas sendo apenas a última cronometrada.
- Scratch: Com 16km para os homens e 10km para as mulheres é uma corrida normal, ganha quem chegar primeiro.
- Perseguição Individual: Dois ciclistas partem de posições distintas, sai vitorioso quem alcançar o adversário ou concluir o menor tempo, com percurso inferior de 4km no masculino e 3km no feminino.
- Contra-relógio: O atleta corre sozinho e quem fizer com o menor tempo vence, no percurso de 1km para os homens e 500m para as mulheres;
- Eliminação: Através de corridas de velocidade, elimina-se o último que passar a linha após duas voltas. Vence o atleta que permanecer até o término da prova.
- Corrida de Pontos: São somados pontos a cada 10 voltas, que variam de 5 a 1, composta de distâncias de 30km no masculino contra 20km no feminino. Ganha 20 pontos a mais o competidor que der uma volta no pelotão.
CICLISMO e CICLOATIVISMO :: Pé na estrada, na rua, na trilha, na pista :: Tipos de prova - descrição
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|
Ter 27 Ago 2024 - 21:27 por Admin
» Bike é péssimo para a economia de um país? Tá, e daí?
Sex 7 Abr 2023 - 21:27 por Admin
» Conheça a Half Bike - meia bicicleta
Qua 23 Mar 2022 - 9:55 por Admin
» Cubos rolamento 32 furos bike speed
Sáb 19 Fev 2022 - 12:12 por Max Belfort
» Viola Brand - Bike mais Ginástica igual show
Ter 30 Mar 2021 - 1:14 por Admin
» Como lidar com esse bicho!
Qua 24 Mar 2021 - 21:28 por Admin
» SEGURO PARA BICICLETA
Sáb 4 Abr 2020 - 1:02 por Admin
» CALOI BICICLETAS
Sáb 4 Abr 2020 - 0:14 por Admin
» Reclinada para o transito - inspirado nas joias europeias
Seg 15 Out 2018 - 10:17 por Admin
» São Paulo - SP - Polêmica das ciclovias
Seg 13 Abr 2015 - 20:21 por Admin
» FOR SALE:2014 Bikes,Trek,Scott Genius,Specialized,Cannondale & Giant Anthem Bikes
Seg 24 Nov 2014 - 14:16 por bikemall1
» CTB Código de Trânsito Brasileiro para Ciclistas
Ter 27 maio 2014 - 13:56 por cypriano
» SOROCABA - SP
Ter 13 maio 2014 - 20:17 por sergio_moraes
» Opinião SCOTT Speedster 50 2013 x Specialized ALLEZ 2014???
Sáb 30 Nov 2013 - 23:42 por Alan Ricardo
» scott scale 970 x specialized carve comp????
Qui 21 Nov 2013 - 17:55 por Valmir Dimas de Andrade