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O recorde de usuários online foi de 228 em Ter 26 Out 2021 - 20:17
Rodas carenadas batem recorde
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Rodas carenadas batem recorde
Decidido a quebrar o recorde de velocidade contra o relógio, o ciclista italiano Francesco Moser, em vez de se lançar a cansativos treinamentos, foi antes buscar apoio nas últimas novidades tecnológicas. A partir de suas características físicas pessoais, ele desenvolveu no computador uma bicicleta totalmente diferenciada, com quadro inclinado, guidão especial e rodas carenadas. Sobre ela, tornou-se o primeiro homem a superar a barreira dos 50 quilômetros em uma hora de pedaladas.
Até hoje, seu recorde de exatos 51,151 km/h no velódromo na Cidade do México ainda não foi batido, mas suas inovações tornaram comuns ou até mesmo obsoletas nos modelos de corrida. As rodas carenadas ou reticulares (com o centro do aro fechado), por exemplo, uma idéia que parece datar do século passado, não haviam sido aceitas antes por ciclistas ou engenheiros. Moser demonstrou que as rodas podem ter melhor impulsão se passarem a assumir o comportamento de uma estrutura maciça, deformando-se bem menos que os vários raios finos dos modelos convencioanais cortando o ar com mais facilidade.
Seu único inconveniente para as provas que ocorrem fora dos velódromos - a resistência que oferecem às rajadas de ventos laterais, capazes de desequilibrar o ciclista - foi superado em 1991. A empresa americana Specialized Bycicle Components criou uma nova roda com três raios grossos, feitos de material especial, mais leve e resistente, composto de uma mistura de fibras de carbono, resina epóxi,Kevlar e alumínio. Desenvolvido num dos sessenta computadores CRAY existentes no mundo na época, sua aerodinâmica perfeita pode representar uma valiosa economia de 10 minutos numa corrida de 160 quilômetros.
Roupas colantes de menor atrito com o ar, óculos protetores envolventes e pêlos das pernas raspados: tudo é válido para conseguir melhor aerodinâmica e ganhar alguns segundos de vantagem. O polêmico guidão Scott, como é conhecido o aparato usado por LeMond, é um resumo desse esforço. O nome é uma homenagem ao ciclista americano Scott Allen, primeiro a utilizá-lo em 1987 nas provas de triatlon. Mas foi outro americano quem descobriu, em pesquisas no túnel de vento, que os esquiadores conseguiam um avanço quando diminuíam sua largura, e não a altura, como se pensava até então. Assim ao jogar os braços para a frente e apoiar os cotovelos, os ciclistas, imitando os esquiadores, diminuem sua largura sobre a bicicleta em 8 centímetros. A altura, embora menos decisiva, também baixa 15 centímetros. Fonte: http://pt.wikipedia.org
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