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BELÉM - PA
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BELÉM - PA
Passarela e ciclovia no Entroncamento vão sair
O vereador Carlos Augusto Barbosa (PL), voltou a cobrar do Prefeito Duciomar Costa complemento da obra do complexo do Entroncamento, se referindo a construção da passarela e ciclovia no túnel. O vereador lembrou do perigo eminente enfrentado diariamente pelos pedestres que por ali trafegam. O vereador reconhece que o complexo melhorou muito o trânsito na saída e entrada de Belém, mas, Carlos Augusto acredita que se não for providenciada a construção de uma passarela e da ciclovia, muitos acidentes fatais serão registrados naquele local.
O vereador Victor Cunha (PTB) tranqüilizou o colega de parlamento revelando que a licitação para essas obras já foi feita e que brevemente o complexo do Entroncamento estará sendo concluído. A empresa vencedora foi a EIT e o valor da obra foi orçado em 7 milhões.
Extraído de: http://www.cmb.pa.gov.br/eportal/index.php?option=com_content&task=view&id=973&Itemid=53
Carência de informações
Últimos dados obtidos no site da "Câmara Municipal de Belém"
Câmara discute Projeto Via Metrópole
Fruto de um requerimento do vereador Armênio Moraes (PRB), a Câmara Municipal de Belém realizou sessão especial na quinta-feira, 09, quando o Projeto Via Metrópole da Prefeitura de Belém foi o tema da discussão. O principal expositor da sessão foi o ex-secretário de Saneamento e Urbanismo do município, Luiz Otávio Mota Pereira. Ele mostrou aos presentes a importância do projeto e necessidade de sua implantação, para melhoria na qualidade de vida da população de Belém.
Para Luiz Otávio, a saturação das vias de transporte de Belém, a ausência de ciclovias e a grande convergência de tráfego para o centro da cidade, são situações que mostram a urgente necessidade da implantação de um sistema de transporte capaz de solucionar os problemas enfrentados pela população. Ele cobrou do prefeito Duciomar Costa um maior empenho no sentido de implantar o projeto, mas reconhece que a prefeitura sozinha não tem condições de arcar com os custos, orçados até agora em cerca de US$ 250 milhões.
Luiz Otávio cobrou, ainda, a continuidade e conclusão de várias obras que já fazem parte do Via Metrópole como é o caso das avenidas João Paulo II, Duque de Caxias, Arthur Bernardes e Perimetral. Dentre outros benefícios, o expositor exemplificou que, com a implantação do Projeto Via Metrópole, o tempo de viagem entre Icoaraci e Belém, que hoje é de 110 minutos, reduziria para 70 minutos.
Admitindo que o trânsito na Grande Belém está estrangulado, o coordenador de transporte da Companhia de Transporte do Município de Belém (Ctbel), Walter Campos, acredita que além de uma gestão mais competente do setor, a rede viária da área metropolitana precisa deixar de ser convencional. O setor, segundo ele, precisa de um modelo tronco com terminais de integração e linhas alimentadoras.
A vereadora Marinor Brito (Psol), aproveitou a oportunidade e questionou Walter Campos sobre o que a Prefeitura está fazendo para incorporar o transporte alternativo no projeto Via Metrópole. Segundo a parlamentar, Duciomar Costa não pode se eximir de uma questão que a população já assumiu como necessidade, e que está atendendo dignamente grande parte dos usuários do transporte urbano. O presidente da Câmara Municipal de Belém, vereador Zeca Pirão (PP), também inquiriu o representante da Ctbel sobre as providências da Prefeitura para o melhoramento do sistema de transporte urbano. O vereador deu exemplo da uma funcionária sua que tem que acordar 4 horas da manhã para conseguir pegar o coletivo. Para Zeca Pirão, o poder público, inclusive os políticos, tem que encarar o problema com mais seriedade e buscar soluções imediatas para resolver a questão.O parlamentar classificou o sistema de transporte de Belém como “ uma pouca vergonha”.
O representante da Secretaria Municipal de Urbanismo, Emir Beltrão, respondeu rapidamente os questionamentos informando que a avenida Duque de Caxias já está em fase de conclusão, faltando apenas o canteiro central, grama e sinalização, e que a inauguração está prevista ainda para este ano. No caso da Arthur Bernardes, segundo ele, o projeto de duplicação já foi elaborado e está em fase de capitação de recursos. No que se refere à avenida Perimetral, parte dela vai ser contemplada pelo projeto de macrodrenagem da Estrada Nova e, finalmente a respeito do Sistema Binário, que inclui as avenidas Senador Lemos e Pedro Álvares Cabral, a prefeitura deu entrada na segunda-feira, 06, junto à Caixa Econômica, com pedido de locação de recursos para implantação da obra.
O vereador Armênio Moraes, autor do requerimento que provocou a sessão, se disse esperançoso de que, a partir desta sessão especial, o Projeto Via Metrópole (compromisso de campanha de Duciomar) seja tratado com mais seriedade, por se tratar de um projeto de grande importância para Belém e mais os quatro municípios que fazem parte da Região Metropolitana de Belém.
Extraído de: http://www.cmb.pa.gov.br/eportal/index.php?option=com_content&task=view&id=1517&Itemid=53
PS: É necessário atualizar os dados sobre a cidade e o que se tem feito a respeito do transporte cicloviário. Enviem o que puderem, por favor!!!
Câmara discute Projeto Via Metrópole
Fruto de um requerimento do vereador Armênio Moraes (PRB), a Câmara Municipal de Belém realizou sessão especial na quinta-feira, 09, quando o Projeto Via Metrópole da Prefeitura de Belém foi o tema da discussão. O principal expositor da sessão foi o ex-secretário de Saneamento e Urbanismo do município, Luiz Otávio Mota Pereira. Ele mostrou aos presentes a importância do projeto e necessidade de sua implantação, para melhoria na qualidade de vida da população de Belém.
Para Luiz Otávio, a saturação das vias de transporte de Belém, a ausência de ciclovias e a grande convergência de tráfego para o centro da cidade, são situações que mostram a urgente necessidade da implantação de um sistema de transporte capaz de solucionar os problemas enfrentados pela população. Ele cobrou do prefeito Duciomar Costa um maior empenho no sentido de implantar o projeto, mas reconhece que a prefeitura sozinha não tem condições de arcar com os custos, orçados até agora em cerca de US$ 250 milhões.
Luiz Otávio cobrou, ainda, a continuidade e conclusão de várias obras que já fazem parte do Via Metrópole como é o caso das avenidas João Paulo II, Duque de Caxias, Arthur Bernardes e Perimetral. Dentre outros benefícios, o expositor exemplificou que, com a implantação do Projeto Via Metrópole, o tempo de viagem entre Icoaraci e Belém, que hoje é de 110 minutos, reduziria para 70 minutos.
Admitindo que o trânsito na Grande Belém está estrangulado, o coordenador de transporte da Companhia de Transporte do Município de Belém (Ctbel), Walter Campos, acredita que além de uma gestão mais competente do setor, a rede viária da área metropolitana precisa deixar de ser convencional. O setor, segundo ele, precisa de um modelo tronco com terminais de integração e linhas alimentadoras.
A vereadora Marinor Brito (Psol), aproveitou a oportunidade e questionou Walter Campos sobre o que a Prefeitura está fazendo para incorporar o transporte alternativo no projeto Via Metrópole. Segundo a parlamentar, Duciomar Costa não pode se eximir de uma questão que a população já assumiu como necessidade, e que está atendendo dignamente grande parte dos usuários do transporte urbano. O presidente da Câmara Municipal de Belém, vereador Zeca Pirão (PP), também inquiriu o representante da Ctbel sobre as providências da Prefeitura para o melhoramento do sistema de transporte urbano. O vereador deu exemplo da uma funcionária sua que tem que acordar 4 horas da manhã para conseguir pegar o coletivo. Para Zeca Pirão, o poder público, inclusive os políticos, tem que encarar o problema com mais seriedade e buscar soluções imediatas para resolver a questão.O parlamentar classificou o sistema de transporte de Belém como “ uma pouca vergonha”.
O representante da Secretaria Municipal de Urbanismo, Emir Beltrão, respondeu rapidamente os questionamentos informando que a avenida Duque de Caxias já está em fase de conclusão, faltando apenas o canteiro central, grama e sinalização, e que a inauguração está prevista ainda para este ano. No caso da Arthur Bernardes, segundo ele, o projeto de duplicação já foi elaborado e está em fase de capitação de recursos. No que se refere à avenida Perimetral, parte dela vai ser contemplada pelo projeto de macrodrenagem da Estrada Nova e, finalmente a respeito do Sistema Binário, que inclui as avenidas Senador Lemos e Pedro Álvares Cabral, a prefeitura deu entrada na segunda-feira, 06, junto à Caixa Econômica, com pedido de locação de recursos para implantação da obra.
O vereador Armênio Moraes, autor do requerimento que provocou a sessão, se disse esperançoso de que, a partir desta sessão especial, o Projeto Via Metrópole (compromisso de campanha de Duciomar) seja tratado com mais seriedade, por se tratar de um projeto de grande importância para Belém e mais os quatro municípios que fazem parte da Região Metropolitana de Belém.
Extraído de: http://www.cmb.pa.gov.br/eportal/index.php?option=com_content&task=view&id=1517&Itemid=53
PS: É necessário atualizar os dados sobre a cidade e o que se tem feito a respeito do transporte cicloviário. Enviem o que puderem, por favor!!!
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