CICLISMO e CICLOATIVISMO
2023 CHEGOU - E DEMOROU HEIN...

SOBREVIVEMOS À UMA PANDEMIA, NÃO SEM PERDAS E NÃO SEM TRISTEZA, MAS PODEMOS SENTIR UMA RENOVADA SENSAÇÃO DE ESPERANÇA EM RELAÇÃO AO FUTURO, E RECONSTRUIR NOSSAS VIDAS DE MANEIRA MAIS POSITIVA.

AS LIMITAÇÕES IMPOSTAS À NOSSA LIBERDADE NOS DESGASTARAM, POIS NÃO FOMOS FEITOS PARA VIVER ISOLADOS.
MAS, POR MAIS DIFÍCIL E DESESPERADOR QUE TENHA SIDO, TIVEMOS LIÇÕES A APRENDER. O MUNDO INTEIRO QUASE PAROU COMPLETAMENTE, E NÓS COM ELE, E EMBORA O CAMINHO PELA FRENTE POSSA NÃO SER FÁCIL, JÁ VEMOS UMA LUZ NO FIM DO TÚNEL.

É HORA DE NOS UNIRMOS COMO COMUNIDADE E TRABALHAR JUNTOS PARA CRIAR UM FUTURO MELHOR E MAIS BRILHANTE PARA TODOS. PODEMOS NOS RECONECTAR FISICAMENTE OUTRA VEZ, E SERÁ MELHOR DO QUE ANTES PORQUE SABEMOS O QUANTO FAZEMOS FALTA UNS AOS OUTROS. O CONTATO VIRTUAL NÃO É A MESMA COISA.

PENSE NISSO: CADA LIBERDADE RETIRADA FOI UMA OPORTUNIDADE PARA VOCÊ CRIAR A SUA PRÓPRIA LIBERDADE MENTAL. ALGO A QUE SEMPRE TEMOS ACESSO E QUE NINGUÉM PODE TIRAR.

FIQUEM BEM!

JHANSEN R. MACHADO
CICLISMO / FACEBIKERS / BIKETUR CURITIBA / CURITIBANA TURISMO

PS: NAVEGUE PELO FORUM, SE INFORME, VEJA AS CURIOSIDADES... MAS DEPOIS VÁ PEDALAR UM POUCO ;-)

Participe do fórum, é rápido e fácil

CICLISMO e CICLOATIVISMO
2023 CHEGOU - E DEMOROU HEIN...

SOBREVIVEMOS À UMA PANDEMIA, NÃO SEM PERDAS E NÃO SEM TRISTEZA, MAS PODEMOS SENTIR UMA RENOVADA SENSAÇÃO DE ESPERANÇA EM RELAÇÃO AO FUTURO, E RECONSTRUIR NOSSAS VIDAS DE MANEIRA MAIS POSITIVA.

AS LIMITAÇÕES IMPOSTAS À NOSSA LIBERDADE NOS DESGASTARAM, POIS NÃO FOMOS FEITOS PARA VIVER ISOLADOS.
MAS, POR MAIS DIFÍCIL E DESESPERADOR QUE TENHA SIDO, TIVEMOS LIÇÕES A APRENDER. O MUNDO INTEIRO QUASE PAROU COMPLETAMENTE, E NÓS COM ELE, E EMBORA O CAMINHO PELA FRENTE POSSA NÃO SER FÁCIL, JÁ VEMOS UMA LUZ NO FIM DO TÚNEL.

É HORA DE NOS UNIRMOS COMO COMUNIDADE E TRABALHAR JUNTOS PARA CRIAR UM FUTURO MELHOR E MAIS BRILHANTE PARA TODOS. PODEMOS NOS RECONECTAR FISICAMENTE OUTRA VEZ, E SERÁ MELHOR DO QUE ANTES PORQUE SABEMOS O QUANTO FAZEMOS FALTA UNS AOS OUTROS. O CONTATO VIRTUAL NÃO É A MESMA COISA.

PENSE NISSO: CADA LIBERDADE RETIRADA FOI UMA OPORTUNIDADE PARA VOCÊ CRIAR A SUA PRÓPRIA LIBERDADE MENTAL. ALGO A QUE SEMPRE TEMOS ACESSO E QUE NINGUÉM PODE TIRAR.

FIQUEM BEM!

JHANSEN R. MACHADO
CICLISMO / FACEBIKERS / BIKETUR CURITIBA / CURITIBANA TURISMO

PS: NAVEGUE PELO FORUM, SE INFORME, VEJA AS CURIOSIDADES... MAS DEPOIS VÁ PEDALAR UM POUCO ;-)
CICLISMO e CICLOATIVISMO
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Dando uma olhada

ciclismo
contador de site

Últimos assuntos
» Bike é péssimo para a economia de um país? Tá, e daí?
MELBOURNE - Um exemplo!!! EmptySex 7 Abr 2023 - 21:27 por Admin

» Conheça a Half Bike - meia bicicleta
MELBOURNE - Um exemplo!!! EmptyQua 23 Mar 2022 - 9:55 por Admin

» Cubos rolamento 32 furos bike speed
MELBOURNE - Um exemplo!!! EmptySáb 19 Fev 2022 - 12:12 por Max Belfort

» Viola Brand - Bike mais Ginástica igual show
MELBOURNE - Um exemplo!!! EmptyTer 30 Mar 2021 - 1:14 por Admin

» Como lidar com esse bicho!
MELBOURNE - Um exemplo!!! EmptyQua 24 Mar 2021 - 21:28 por Admin

» SEGURO PARA BICICLETA
MELBOURNE - Um exemplo!!! EmptySáb 4 Abr 2020 - 1:02 por Admin

» CALOI BICICLETAS
MELBOURNE - Um exemplo!!! EmptySáb 4 Abr 2020 - 0:14 por Admin

» Reclinada para o transito - inspirado nas joias europeias
MELBOURNE - Um exemplo!!! EmptySeg 15 Out 2018 - 10:17 por Admin

» São Paulo - SP - Polêmica das ciclovias
MELBOURNE - Um exemplo!!! EmptySeg 13 Abr 2015 - 20:21 por Admin

» FOR SALE:2014 Bikes,Trek,Scott Genius,Specialized,Cannondale & Giant Anthem Bikes
MELBOURNE - Um exemplo!!! EmptySeg 24 Nov 2014 - 14:16 por bikemall1

» CTB Código de Trânsito Brasileiro para Ciclistas
MELBOURNE - Um exemplo!!! EmptyTer 27 maio 2014 - 13:56 por cypriano

» SOROCABA - SP
MELBOURNE - Um exemplo!!! EmptyTer 13 maio 2014 - 20:17 por sergio_moraes

» Opinião SCOTT Speedster 50 2013 x Specialized ALLEZ 2014???
MELBOURNE - Um exemplo!!! EmptySáb 30 Nov 2013 - 23:42 por Alan Ricardo

» scott scale 970 x specialized carve comp????
MELBOURNE - Um exemplo!!! EmptyQui 21 Nov 2013 - 17:55 por Valmir Dimas de Andrade

» Bike no Paraguai
MELBOURNE - Um exemplo!!! EmptyQui 21 Nov 2013 - 8:59 por Valmir Dimas de Andrade

Junte-se ao "Team Paraná"

Indique aos amigos!
FaceBikers - Entre nessa!
Social bookmarking

Social bookmarking reddit      

Partilhe com seus amigos e fique antenado!

Conservar e compartilhar o endereço de CICLISMO e CICLOATIVISMO em seu site de social bookmarking

Quem está conectado?
11 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 11 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 228 em Ter 26 Out 2021 - 20:17

MELBOURNE - Um exemplo!!!

Ir para baixo

MELBOURNE - Um exemplo!!! Empty MELBOURNE - Um exemplo!!!

Mensagem por Admin Ter 12 maio 2009 - 17:46

"Melbourne é simplesmente maravilhosa. Você pode se perder nos recantos e quebras de quadras que permeiam a cidade. Enquanto você caminha você sente o livre escoamento do ar, sem impedimentos, para seu deleite. Para uma cidade com quase 4 milhões de pessoas, as ruas se assemelham, na pressa e agitação, com a cidade de Nova Iorque, mas sem o perigo onipresente e o estresse causado pelos carros.
Existe uma valiosa lição aqui.
No início dos anos 90, Melbourne estava longe de ser um paraíso para os pedestres, até Jan Gehl ser convidado a realizar um estudo e publicar recomendações sobre melhorias nas ruas e espaços públicos. Dez anos após as conclusões do 'inquérito', Melbourne é um lugar notavelmente diferente, graças às calçadas largas e às abundantes árvores que foram plantadas. Com uma florescente cultura de "cafés", e vários tipos de restrições a veículos em algumas ruas, espaço público e arte abundam. E tudo isso é um boom econômico para os negócios".
O testemunho é de Clarence Eckerson (da STREEFILMS), após uma viagem a Melbourne, onde diz ter encontrado um mundo novo na cidade. No fillme abaixo existem ainda vários testemunhos de moradores da cidade, que contam como a cidade mudou em uma década dedicada à melhoria dos espaços públicos.

No vídeo, ouve-se que Melbourne é uma das cidades mais "vivíveis" que existe, focada em garantir bons espaços públicos, ruas para o público(pedestres), bom transporte público e bastante focada em infraestrutura para pedestres e ciclistas, como vias para ciclistas, vias separadas para ciclistas.

Alguns comentários de moradores:
- que é um lugar é um lugar muito bom para andar, passear e para "sentir" tudo o que está acontecendo.
- são os detalhes, a sutileza, a diversidade cultural, os cafés e as "pequenas descobertas" que a tornam um lugar especial.
- comentam a visão dos arquitetos e urbanistas, privileviando a "vida" das pessoas, e também como a criação de "boulevards" (ruelas) e galreias avivou o comércio, criou espaçõs artísticos e contribuiu para "melhorar" a cidade. E como esses "boulevards" ou pequenas ruas funcionam como um "organismo", pela atividade e pelo "senso de comunidade".

E sobre esse assunto: espaços urbanos, facilidades x dificuldades para as pessoas, - tudo porque a estrutura é feita para atender a "Sua Majestade, o AUTOMÓVEL"*, lembrei que algum tempo atrás li "en passant" um texto que falava de quanto espaço "perdido" existe nas cidades, para conveniência exclusiva do uso dos automóveis.
Não lembro onde vi e nem o nome do autor, e ainda por cima estava em inglês. Não consegui ainda achar, ainda, mas sou persistente.
Mas aquilo me deixou com uma pulga atrás da orelha. Afinal, quanto espaço da cidade, E DAS PESSOAS, as ruas (o espaço dos carros) tomam? Tenham uma idéia:

Em Curitiba
Av 7 de setembro - 25m (media) x 5440m = 136.000 m2
Av. Visc de Guarapuava - 25m (media) x 4960m = 124.000 m2
Só essas duas ruas: 280.000 m2
Agora, na área compreendida dentro do seguinte quadrilátero:
AV Visconde de Guarapuava - da esq com Rua Lamenha Lins até esq com a Rua Bento Viana
Rua Bento Viana - da esq com Visc Guarapuacva até a esq com a rua Brasilio Itibere
Rua Brasilio Itibere - da esq com Bento Viana até a esq com a rua Lamenha Lins
Rua Lamenha Lins - da esq com Brasilio Itibere até a Visc de Guarapuava
Comprimento linear total: aproximadamente 4,08 Km (ou um quadrado de 1.000m x 1.000m), portanto área de 1.000.000m2
Comprimentos das ruas (paralelas e perpendiculares à Visconde) x largura - cálculo aproximado:
- Silva Jardim, Iguacu, 7 Setembro e Getulio Vargas: 90m x 4000m = 360.000m2
- petit carneiro e eng rebouças: 20m x 780m = 15.600m2
- ruas perpendiculares à Visconde: 20m x 6480m = 129.600m2
Dentro dessa pequena área, a área tomada pelas ruas é de: 505.200m2 (mais da metade)
EM TODA A CIDADE DE CURITIBA
Metragem total de ruas em Curitiba (dados de 2004 - fonte IPPUC)
http://ippucnet.ippuc.org.br/Bancodedados/Curitibaemdados/anexos/2004_Extens%C3%A3o%20de%20Ruas%20e%20%C3%81rea%20dos%20Bairros%20em%20ha,%20km%C2%B2%20e%20m%C2%B2.pdf
Metros de ruas em Curitba:
4.325.838,07m x 16m (média estimada de largura das ruas) = 69.213.409,12 m2

Agora imaginem a cidade de São Paulo - 91.000 ruas
Só para ter uma idéia, os trechos principais de duas ruas
Av Paulista - 40m x 2560m = 102.400 m2
Av Rebouças - 30m x 3000m = 90.000 m2
Admin
Admin
Master

Masculino
Número de Mensagens : 521
Idade : 56
Humor : ácido, constante
Data de inscrição : 21/02/2008

http://www.ciclismo.esp.br

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos