Últimos assuntos
Junte-se ao "Team Paraná"
Indique aos amigos!
Social bookmarking
Partilhe com seus amigos e fique antenado!
Conservar e compartilhar o endereço de CICLISMO e CICLOATIVISMO em seu site de social bookmarking
Quem está conectado?
Há 13 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 13 visitantes Nenhum
O recorde de usuários online foi de 228 em Ter 26 Out 2021 - 20:17
Curitiba terá Rua do Lazer
Página 1 de 1
Curitiba terá Rua do Lazer
O que há muito tempo é um dos motes principais deste portal parece que será finalmente implantado em Curitiba.
Desde a criação desse portal, em 2003, tenho difundido e defendido que as cidades brasileiras prestem mais atenção e proporcionem melhores lazeres para as suas populações, sugerindo inclusive que fechem algumas ruas aos domingos, para que a população possa usufruir sem ser atrapalhada por carros (Vide nosso "pop-up" de abertura do FORUM).
Ainda insistindo nisso, no início desse ano mandei o mesmo e-mail a todos os vereadores de Curitiba, pedindo justa atenção a essa necessidade, pois é público e notório que os espaços de lazer de Curitiba não atendem de forma suficiente às necessidades da sua população (seja pelo número de pessoas, seja pela complexidade crescente das necessidades individuais de lazer).
Neste outro texto defendo e aprofundo o raciocínio da necessidade das pessoas se sentirem BEM na cidade onde escolheram viver as suas vidas:
http://forum.ciclismo.esp.br/t301-acoes-omissoes-e-afetividade#320
"...Essa cidade, cuja biografia estamos escrevendo hoje (escrita por seus governantes, seus assessores, e também por seus moradores) pode ser brilhante e divertida, e pode ter um belo currículo a lhe abrir as portas, mas precisa que nós, que somos parte de sua biografia, a tragamos de volta a razão. Em meio à sua história houveram boas decisões, mas precisamos de mais. Mais vontade, mais cobrança, mais ousadia.
Voltando às ações e omissões: entendo que, antes, ser ousado era mais simples, pois havia um grande objetivo que era comum e outros, secundários, facilmente podiam ser deixados em segundo plano. Mas cresceu a cidade e cresceu a população, cresceram os problemas, e cresceu muito o número de necessidades e objetivos distintos, tanto individuais quanto coletivos. Agora, ser ousado é um risco. Mas existe um risco maior: o de que as pessoas fiquem eternamente em segundo plano nas políticas públicas, recebendo vez por outra ações (atenções) paliativas destinadas a minimizar situações aparentemente consideradas apenas como pontuais. Acredito piamente que nosso maior defeito é querer resolver o problema que temos HOJE, que sabemos que nasceu há muitos ONTENS, e que AMANHÃ, quando finalmente estivemos perto de resolver, já terá mudado. Será um problema diferente!
Sempre que estou guiando grupos, não meço esforços para que as pessoas se envolvam umas com as outras, para que surja emoção, entre elas, para que tenham histórias em comum, e que com isso a viagem valha mais ainda a pena. Nessa cidade, precisamos de locais para contar histórias.
Minha primeira sugestão: aos domingos, das 09:00 às 13:00 horas, a Avenida Visconde de Guarapuava, por exemplo, teria uma das pistas fechada para o trânsito de carros em toda a sua extensão, ficando exclusivamente para bicicletas, skates, pedestres, patinadores e etc. Esse seria um novo espaço de viver momentos alegres e criar novas histórias. Essa iniciativa poderia ocorrer também em vários bairros, com ruas sendo destinadas ÀS PESSOAS, PARA QUE AS PESSOAS que nela vivem possam redescobrir o prazer de andar por elas, brincar nelas, ou simplesmente sentar à beira da rua e olhar os que passam.
Isso sim seria ousado, isso seria pensar nas pessoas. E pensar nas pessoas pode ser o nascimento de um laço afetivo!"
Pois nos mês de setembro cogita-se a primeira atividade nesse sentido, no dia 25, conforme cartaz que está sendo divulgado (ver abaixo).
É esperar e ver!
E se você quer pedalar, todos os domingos de manhã tem "Pedal Cultural" - saída da Rua 24 Horas (lado da Visconde).
Acompanhe o calendário de atividades aqui mesmo ou através de nossas outras páginas.
FaceBikers - Tá na cara! - Faça parte desse grupo
Facebook/CiclismoEspBr - Ciclismo e Cicloativismo
www.twitter.com/ciclismoespbr - Siga-nos!
Ou compartilhe este post em seus murais, para os seus amigos!
Desde a criação desse portal, em 2003, tenho difundido e defendido que as cidades brasileiras prestem mais atenção e proporcionem melhores lazeres para as suas populações, sugerindo inclusive que fechem algumas ruas aos domingos, para que a população possa usufruir sem ser atrapalhada por carros (Vide nosso "pop-up" de abertura do FORUM).
Ainda insistindo nisso, no início desse ano mandei o mesmo e-mail a todos os vereadores de Curitiba, pedindo justa atenção a essa necessidade, pois é público e notório que os espaços de lazer de Curitiba não atendem de forma suficiente às necessidades da sua população (seja pelo número de pessoas, seja pela complexidade crescente das necessidades individuais de lazer).
Neste outro texto defendo e aprofundo o raciocínio da necessidade das pessoas se sentirem BEM na cidade onde escolheram viver as suas vidas:
http://forum.ciclismo.esp.br/t301-acoes-omissoes-e-afetividade#320
"...Essa cidade, cuja biografia estamos escrevendo hoje (escrita por seus governantes, seus assessores, e também por seus moradores) pode ser brilhante e divertida, e pode ter um belo currículo a lhe abrir as portas, mas precisa que nós, que somos parte de sua biografia, a tragamos de volta a razão. Em meio à sua história houveram boas decisões, mas precisamos de mais. Mais vontade, mais cobrança, mais ousadia.
Voltando às ações e omissões: entendo que, antes, ser ousado era mais simples, pois havia um grande objetivo que era comum e outros, secundários, facilmente podiam ser deixados em segundo plano. Mas cresceu a cidade e cresceu a população, cresceram os problemas, e cresceu muito o número de necessidades e objetivos distintos, tanto individuais quanto coletivos. Agora, ser ousado é um risco. Mas existe um risco maior: o de que as pessoas fiquem eternamente em segundo plano nas políticas públicas, recebendo vez por outra ações (atenções) paliativas destinadas a minimizar situações aparentemente consideradas apenas como pontuais. Acredito piamente que nosso maior defeito é querer resolver o problema que temos HOJE, que sabemos que nasceu há muitos ONTENS, e que AMANHÃ, quando finalmente estivemos perto de resolver, já terá mudado. Será um problema diferente!
Sempre que estou guiando grupos, não meço esforços para que as pessoas se envolvam umas com as outras, para que surja emoção, entre elas, para que tenham histórias em comum, e que com isso a viagem valha mais ainda a pena. Nessa cidade, precisamos de locais para contar histórias.
Minha primeira sugestão: aos domingos, das 09:00 às 13:00 horas, a Avenida Visconde de Guarapuava, por exemplo, teria uma das pistas fechada para o trânsito de carros em toda a sua extensão, ficando exclusivamente para bicicletas, skates, pedestres, patinadores e etc. Esse seria um novo espaço de viver momentos alegres e criar novas histórias. Essa iniciativa poderia ocorrer também em vários bairros, com ruas sendo destinadas ÀS PESSOAS, PARA QUE AS PESSOAS que nela vivem possam redescobrir o prazer de andar por elas, brincar nelas, ou simplesmente sentar à beira da rua e olhar os que passam.
Isso sim seria ousado, isso seria pensar nas pessoas. E pensar nas pessoas pode ser o nascimento de um laço afetivo!"
Pois nos mês de setembro cogita-se a primeira atividade nesse sentido, no dia 25, conforme cartaz que está sendo divulgado (ver abaixo).
É esperar e ver!
E se você quer pedalar, todos os domingos de manhã tem "Pedal Cultural" - saída da Rua 24 Horas (lado da Visconde).
Acompanhe o calendário de atividades aqui mesmo ou através de nossas outras páginas.
FaceBikers - Tá na cara! - Faça parte desse grupo
Facebook/CiclismoEspBr - Ciclismo e Cicloativismo
www.twitter.com/ciclismoespbr - Siga-nos!
Ou compartilhe este post em seus murais, para os seus amigos!
Tópicos semelhantes
» Curitiba - PR - Circuito - GP aniversário de Curitiba
» CURITIBA - PR
» O (mal) exemplo de Curitiba
» MADRUBIKE- Curitiba
» Madrubike - Curitiba
» CURITIBA - PR
» O (mal) exemplo de Curitiba
» MADRUBIKE- Curitiba
» Madrubike - Curitiba
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|
Sex 7 Abr 2023 - 21:27 por Admin
» Conheça a Half Bike - meia bicicleta
Qua 23 Mar 2022 - 9:55 por Admin
» Cubos rolamento 32 furos bike speed
Sáb 19 Fev 2022 - 12:12 por Max Belfort
» Viola Brand - Bike mais Ginástica igual show
Ter 30 Mar 2021 - 1:14 por Admin
» Como lidar com esse bicho!
Qua 24 Mar 2021 - 21:28 por Admin
» SEGURO PARA BICICLETA
Sáb 4 Abr 2020 - 1:02 por Admin
» CALOI BICICLETAS
Sáb 4 Abr 2020 - 0:14 por Admin
» Reclinada para o transito - inspirado nas joias europeias
Seg 15 Out 2018 - 10:17 por Admin
» São Paulo - SP - Polêmica das ciclovias
Seg 13 Abr 2015 - 20:21 por Admin
» FOR SALE:2014 Bikes,Trek,Scott Genius,Specialized,Cannondale & Giant Anthem Bikes
Seg 24 Nov 2014 - 14:16 por bikemall1
» CTB Código de Trânsito Brasileiro para Ciclistas
Ter 27 maio 2014 - 13:56 por cypriano
» SOROCABA - SP
Ter 13 maio 2014 - 20:17 por sergio_moraes
» Opinião SCOTT Speedster 50 2013 x Specialized ALLEZ 2014???
Sáb 30 Nov 2013 - 23:42 por Alan Ricardo
» scott scale 970 x specialized carve comp????
Qui 21 Nov 2013 - 17:55 por Valmir Dimas de Andrade
» Bike no Paraguai
Qui 21 Nov 2013 - 8:59 por Valmir Dimas de Andrade