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Gasolina pode aumentar - compre uma bike
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Gasolina pode aumentar - compre uma bike
Me lembrei daquele desenho animado "Carangos e Motocas" e do carinha que repetia:
"Eu te disse, eu te disse..."
Editoria de Arte/Editoria de Arte/Folhapress
"Eu te disse, eu te disse..."
O presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, já admite que o preço da gasolina pode aumentar.
"Provavelmente vamos precisar ajustar o preço doméstico. Esse é um processo que depende essencialmente do comportamento do mercado internacional. Enquanto isso vamos trazer importação. Não vai faltar gasolina no Brasil", afirmou em entrevista ao Jornal da Globo nesta segunda-feira (25).
O executivo destaca o aumento da demanda devido à "crise no mercado de etanol e ao aumento na venda de carros flexfuel". "Tivemos aumento de 19% da demanda de gasolina em 2010. Isso fez com que nossa capacidade de produção chegasse ao limite. Nós estamos praticamente no limite das refinarias hoje existentes", completou.
Para dar suporte ao seu plano de investimentos --de US$ 224,7 bilhões de 2011 a 2015--, a Petrobras partiu da premissa de que o preço do petróleo ficará, na média, entre US$ 80 o barril, no cenário mais conservador, e US$ 95, na visão mais otimistas até 2015.
"Provavelmente vamos precisar ajustar o preço doméstico. Esse é um processo que depende essencialmente do comportamento do mercado internacional. Enquanto isso vamos trazer importação. Não vai faltar gasolina no Brasil", afirmou em entrevista ao Jornal da Globo nesta segunda-feira (25).
O executivo destaca o aumento da demanda devido à "crise no mercado de etanol e ao aumento na venda de carros flexfuel". "Tivemos aumento de 19% da demanda de gasolina em 2010. Isso fez com que nossa capacidade de produção chegasse ao limite. Nós estamos praticamente no limite das refinarias hoje existentes", completou.
Para dar suporte ao seu plano de investimentos --de US$ 224,7 bilhões de 2011 a 2015--, a Petrobras partiu da premissa de que o preço do petróleo ficará, na média, entre US$ 80 o barril, no cenário mais conservador, e US$ 95, na visão mais otimistas até 2015.
Editoria de Arte/Editoria de Arte/Folhapress
Se a primeira hipótese prevalecer, a estatal terá de captar US$ 91,4 bilhões no mercado nos próximos anos e ampliar mais seu endividamento, já que contará com uma geração menor de caixa (US$ 125 bilhões).
Mas, se o preço do petróleo ajudar e ficar na previsão mais alta, a Petrobras terá de buscar menos recursos no mercado (US$ 67 bilhões) e contará mais com o seu fluxo de caixa (US$ 148,9 bilhões) para financiar seus investimentos.
Neste ano, avalia a estatal, o preço do barril do petróleo Brent ficará em US$ 110. Para Gabrielli, mesmo na hipótese mais conservadora, a estatal não vai ampliar muito seu endividamento e sua taxa de alavancagem (a relação entre dívida e faturamento atingirá 29%) a ponto de comprometer a manutenção do grau de investimento.
Mas, se o preço do petróleo ajudar e ficar na previsão mais alta, a Petrobras terá de buscar menos recursos no mercado (US$ 67 bilhões) e contará mais com o seu fluxo de caixa (US$ 148,9 bilhões) para financiar seus investimentos.
Neste ano, avalia a estatal, o preço do barril do petróleo Brent ficará em US$ 110. Para Gabrielli, mesmo na hipótese mais conservadora, a estatal não vai ampliar muito seu endividamento e sua taxa de alavancagem (a relação entre dívida e faturamento atingirá 29%) a ponto de comprometer a manutenção do grau de investimento.
Imposição da mistura de álcool à gasolina para 18% será postergada
Embora tenha reduzido para 18% o piso para mistura de álcool anidro à gasolina, o governo resiste à ideia de impor agora o patamar sob argumento de que esse percentual de participação ainda não foi testado no mercado.
Outro efeito colateral também influi sobre a decisão: o temor de pressionar a Petrobras, atualmente no limite de sua capacidade de refino.
A decisão sobre o nível da mistura pode ser batida amanhã, em reunião dos ministros que integram o Conselho Interministerial do Açúcar e do Álcool. Não está descartado manter o atual percentual por mais um tempo para observar melhor como o mercado se movimenta durante este período de safra.
O Ministério da Agricultura gostaria de uma redução imediata, e cobra linhas de financiamento para estocagem e ampliação da área plantada, alternativas sob análise da Fazenda.
Segundo a Folha apurou, o Executivo já esteve mais convicto sobre diminuir a mistura a 18%. Alguns negociadores da medida dão esse cenário como o "menos provável". Hoje, a defesa maior é por um ajuste menos ousado: passar dos atuais 25% para 20%.
Mas ainda há dúvidas sobre o momento certo para aplicar a mudança. A cada 1% de álcool anidro que se corta da mistura, 20 milhões de litros devem ser substituídos por gasolina.
A Petrobras também terá de fazer mudanças na "octanagem" da sua gasolina para que a mistura com menos etanol fique equilibrada. Com a redução, a Petrobras terá de rever seu planejamento de produção. Ou então, o Brasil terá de importar, pela terceira vez no ano, gasolina.
Fonte: http://www.folha.uol.com.brOutro efeito colateral também influi sobre a decisão: o temor de pressionar a Petrobras, atualmente no limite de sua capacidade de refino.
A decisão sobre o nível da mistura pode ser batida amanhã, em reunião dos ministros que integram o Conselho Interministerial do Açúcar e do Álcool. Não está descartado manter o atual percentual por mais um tempo para observar melhor como o mercado se movimenta durante este período de safra.
O Ministério da Agricultura gostaria de uma redução imediata, e cobra linhas de financiamento para estocagem e ampliação da área plantada, alternativas sob análise da Fazenda.
Segundo a Folha apurou, o Executivo já esteve mais convicto sobre diminuir a mistura a 18%. Alguns negociadores da medida dão esse cenário como o "menos provável". Hoje, a defesa maior é por um ajuste menos ousado: passar dos atuais 25% para 20%.
Mas ainda há dúvidas sobre o momento certo para aplicar a mudança. A cada 1% de álcool anidro que se corta da mistura, 20 milhões de litros devem ser substituídos por gasolina.
A Petrobras também terá de fazer mudanças na "octanagem" da sua gasolina para que a mistura com menos etanol fique equilibrada. Com a redução, a Petrobras terá de rever seu planejamento de produção. Ou então, o Brasil terá de importar, pela terceira vez no ano, gasolina.
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