Últimos assuntos
Junte-se ao "Team Paraná"
Indique aos amigos!
Social bookmarking



Partilhe com seus amigos e fique antenado!
Conservar e compartilhar o endereço de CICLISMO e CICLOATIVISMO em seu site de social bookmarking
Quem está conectado?
Há 2 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 2 visitantes Nenhum
O recorde de usuários online foi de 228 em Ter 26 Out 2021 - 20:17
CURITIBA Ciclovias x ciclofaixas
Página 1 de 1
CURITIBA Ciclovias x ciclofaixas
Nesta semana, entrei em contato com a Câmara Municipal de Curitiba.Queria descobrir como propor / conhecer / discutir / colaborar / sugerir ações e instalações para melhorar a nossa qualidade de vida (nós, habitantes dessa cidade).
Argumentei, de Curitiba, que "...cresceu a cidade e cresceu a população, cresceram os problemas, e cresceu muito o número de necessidades e objetivos distintos, tanto individuais quanto coletivos. Agora, ser ousado pode ser um risco. Mas o risco maior é que as pessoas fiquem eternamente em segundo plano nas políticas públicas, recebendo vez por outra ações paliativas destinadas a minimizar determinadas situações aparentemente consideradas apenas como pontuais...Nessa cidade, precisamos de mais locais para contar histórias. NA VERDADE, precisamos de locais onde histórias possam nascer, pare depois serem contadas... Isso seria pensar nas pessoas. E pensar nas pessoas pode ser o nascimento de um laço afetivo! Isso sim seria ousado, e ajudaria a mostrar o quanto esta cidade outrora vanguardista ainda se preocupa com seu maior ativo, seus habitantes."
AS PROPOSTAS
ASSUNTO UM - fechar algumas ruas nos domingos de manhã (por exemplo, uma das pistas da Visc de Guarapuava, ou a Marechal Deodoro, ou ambas...). Nesses momentos, o espaço seria exclusivamente para as pessoas poderem transitar (de bike, skate, patins, a pé...). Essa é uma ação que ocorre em várias cidades do mundo e o obejtivo é resgatar espaços para lazeres simples, espaços onde as pessoas possam interagir um pouco mais com a rua, com as outras pessoas.
RESPOSTA: "quanto a idéia do projeto para a Visconde Guarapuava preparando a matéria para dar entrada nas comissões da CMC. Vamos depender igualmente da mobilização da comunidade, dos segmentos mais comprometidos com esta idéia para que possamos sensibilizar os demais vereadores e a prefeitura para a viabilidade da proposta. Mas, vamos sim, entrar nesta luta!".
ASSUNTO DOIS - Discutir e regulamentar definitivamente a implantação de ciclofaixas, que podem ser mais baratas e fáceis de implantar do que as ciclovias (que dependem de movimentação e obras para a instalação nas calçadas, onde atrapalham os pedestres, que atrapalham os ciclistas). O objetivo é discutir para fazer, e não permanecer discutindo "ad infinitum" sem prazo para realizar nada.
RESPOSTA: recebi a informação de que a Prefeitura está se mobilizando para a "revitalização da Marechal Floriano, que prevê a recuperação de 3.846m das seis pistas, e duas faixas de estacionamentos da avenida, no trecho entre a Linha Verde e a rua Waldemar Loureiro de Campos... sendo o maior volume destinado à revitalização das calçadas, asfalto e para ciclofaixas. Na reforma viária da Marechal, está prevista a construção da primeira ciclofaixa da cidade. A pista especial, que vai separar ciclistas e veículos, terá cor diferenciada, eextensão de 3.846 metros."
Argumentei, de Curitiba, que "...cresceu a cidade e cresceu a população, cresceram os problemas, e cresceu muito o número de necessidades e objetivos distintos, tanto individuais quanto coletivos. Agora, ser ousado pode ser um risco. Mas o risco maior é que as pessoas fiquem eternamente em segundo plano nas políticas públicas, recebendo vez por outra ações paliativas destinadas a minimizar determinadas situações aparentemente consideradas apenas como pontuais...Nessa cidade, precisamos de mais locais para contar histórias. NA VERDADE, precisamos de locais onde histórias possam nascer, pare depois serem contadas... Isso seria pensar nas pessoas. E pensar nas pessoas pode ser o nascimento de um laço afetivo! Isso sim seria ousado, e ajudaria a mostrar o quanto esta cidade outrora vanguardista ainda se preocupa com seu maior ativo, seus habitantes."
AS PROPOSTAS
ASSUNTO UM - fechar algumas ruas nos domingos de manhã (por exemplo, uma das pistas da Visc de Guarapuava, ou a Marechal Deodoro, ou ambas...). Nesses momentos, o espaço seria exclusivamente para as pessoas poderem transitar (de bike, skate, patins, a pé...). Essa é uma ação que ocorre em várias cidades do mundo e o obejtivo é resgatar espaços para lazeres simples, espaços onde as pessoas possam interagir um pouco mais com a rua, com as outras pessoas.
RESPOSTA: "quanto a idéia do projeto para a Visconde Guarapuava preparando a matéria para dar entrada nas comissões da CMC. Vamos depender igualmente da mobilização da comunidade, dos segmentos mais comprometidos com esta idéia para que possamos sensibilizar os demais vereadores e a prefeitura para a viabilidade da proposta. Mas, vamos sim, entrar nesta luta!".
ASSUNTO DOIS - Discutir e regulamentar definitivamente a implantação de ciclofaixas, que podem ser mais baratas e fáceis de implantar do que as ciclovias (que dependem de movimentação e obras para a instalação nas calçadas, onde atrapalham os pedestres, que atrapalham os ciclistas). O objetivo é discutir para fazer, e não permanecer discutindo "ad infinitum" sem prazo para realizar nada.
RESPOSTA: recebi a informação de que a Prefeitura está se mobilizando para a "revitalização da Marechal Floriano, que prevê a recuperação de 3.846m das seis pistas, e duas faixas de estacionamentos da avenida, no trecho entre a Linha Verde e a rua Waldemar Loureiro de Campos... sendo o maior volume destinado à revitalização das calçadas, asfalto e para ciclofaixas. Na reforma viária da Marechal, está prevista a construção da primeira ciclofaixa da cidade. A pista especial, que vai separar ciclistas e veículos, terá cor diferenciada, eextensão de 3.846 metros."
CICLOFAIXA SEPARADA DA VIAS DOS CARROS - essa é em Aracaju(SE)

CICLOFAIXA COMPARTILHADA - a da foto fica na UNICAMP

CICLOVIA SEPARADA (na teoria) - Parque Barigui - Curitiba

(Foto: Luiz Bocian - http://amigosdoparquebarigui.blogspot.com)
CICLOVIA COMPARTILHADA COM PEDESTRES (na prática) - em Curitiba, todas, eu acho!



Fotos do Parque Barigui
CLIQUE AQUI PARA VOTAR - ENQUETE Á DIREITA DA PÁGINA

CICLOFAIXA COMPARTILHADA - a da foto fica na UNICAMP

CICLOVIA SEPARADA (na teoria) - Parque Barigui - Curitiba

(Foto: Luiz Bocian - http://amigosdoparquebarigui.blogspot.com)
CICLOVIA COMPARTILHADA COM PEDESTRES (na prática) - em Curitiba, todas, eu acho!



Fotos do Parque Barigui
CLIQUE AQUI PARA VOTAR - ENQUETE Á DIREITA DA PÁGINA
EM CONTRAPARTIDA, EXISTE A POSSIBILIDADE de participarmos de maneira mais ativa (e coletiva), ofertando sugestões para a realização e / ou implantação dessas ações. Precisamos apresentar argumentos consistentes não só para o convencimento de mais figuras públicas - vender a idéia, para conseguir mais apoio - como também ampliar a base de interessados no tema e, mais ainda, de pessoas mobilizadas a favor das idéias. Resumindo: é necessário deixar de lado o "romantismo" e passar a apresentar idéias consistentes, práticas e executáveis.

» CURITIBA - PR
» Ciclofaixas em Nova Iorque
» Curitiba - PR - Circuito - GP aniversário de Curitiba
» Ciclovias Dominicales
» São Paulo - SP - Polêmica das ciclovias
» Ciclofaixas em Nova Iorque
» Curitiba - PR - Circuito - GP aniversário de Curitiba
» Ciclovias Dominicales
» São Paulo - SP - Polêmica das ciclovias
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|
» Conheça a Half Bike - meia bicicleta
» Cubos rolamento 32 furos bike speed
» Viola Brand - Bike mais Ginástica igual show
» Como lidar com esse bicho!
» SEGURO PARA BICICLETA
» CALOI BICICLETAS
» Reclinada para o transito - inspirado nas joias europeias
» São Paulo - SP - Polêmica das ciclovias
» FOR SALE:2014 Bikes,Trek,Scott Genius,Specialized,Cannondale & Giant Anthem Bikes
» CTB Código de Trânsito Brasileiro para Ciclistas
» SOROCABA - SP
» Opinião SCOTT Speedster 50 2013 x Specialized ALLEZ 2014???
» scott scale 970 x specialized carve comp????
» Bike no Paraguai