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Dando um trato na bike
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Dando um trato na bike
Cuidar e tratar da sua bicicleta também pode ser uma boa diversão.
VAMOS AO BASICÃO
a) Em qualquer loja de 1,99 você encontra escovas e pincéis aceitáveis. Então, mãos à obra: forre o chão embaixo da bike (com jornal mesmo - duas ou tres 'camadas'), e limpe bem a corrente com uma escova ou pincel embebida com querosene, tendo o cuidado de NAO DEIXAR escorrer para outras partes da bicicleta. O ideal seria retirar a corrente, mas para isso você precisaria de uma "chave de corrente". Escove também as engrenagens próximas à corrente, mas não deixe entrar no cubo ou no eixo da roda. Você pode passar o pincel com a querosene ANTES, se necessário, para amolecer a sujeira e depois passar a escova. Mas use o bom senso, e SAIBA QUE USANDO A ESCOVA, IRÁ RESPINGAR e/ou ESPIRRAR.
b) Lave a bicicleta com água e sabão neutro com uma esponja suave por causa da pintura (use a parte da espuma), depois enxágüe e seque com pano macio. Só use BOMBRIL no canote do selim (banco), ou nos aros e raios. Nunca nas partes pintadas, pois arranha a pintura!
c) Nas sapatas de freio pode usar água e sabão neutro, e a boa escova. Não tenha cisma de escovar e limpar. Enxágüe bem. Você pode tirar o excesso de umidade com um pano seco, e deixar terminar de secar, antes de montar novamente o freio!
CALIBRAGEM
Apesar da calibragem ser uma preferência individual, nunca ultrapasse as recomendações do fabricante. Na dúvida, passe em uma loja
especializada e pergunte. Não há mal nenhum em não saber.
1) Calibre sempre seus pneus antes de sair, pois é normal que as câmaras de ar percam pressão quando paradas.
2) Pneus muito cheios (muita pressão) podem estourar numa pequena pedra, ou fazer a bicicleta vibrar demasiado.
3) Pneus muito baixos (pouca pressão) furam rápido, e no contato com obstáculos não amortecem os impactos, podendo danificar as rodas.
CUIDADOS COM O CÂMBIO
O câmbio é, realmente, muito útil, e se for usado de forma correta então, facilita tremendamente as subidas e aumenta a velocidade no plano. Mas deve ser usado com critério.
Você já deve estar careca de ouvir e ler que NÃO se deve usar a corrente na relação da coroa mais a esquerda com o pinhão mais à direita (cruzar), NÃO É? ISSO PORQUE ASSIM você estará torcendo a corrente levando a um desgaste prematuro das peças sem grandes resultados práticos na velocidade da bicicleta.
- Não fique trocando as marchas com a bike parada e, IMPORTANTE, diminua a força exercida nos pedais enquanto estiver trocando de marcha, e isso funcionará como “embreagem”. Sacou?
- Nunca troque de marcha pedalando para trás.
- Evite trocar de marcha enquanto a bicicleta estiver sofrendo muita trepidação. A corrente pode saltar.
RODANDO POR AÍ
- A atenção deve ser principalmente com buracos e obstáculos. É natural livrar o peu da frente e esquecer do de trás, que leva todo o impacto. Na medida do possível, diminua os impactos. Desenvolva sua técnica de subir 1/2 fio, descer, e etc... para que sua bike não sofra (e seu bolso também).
VAMOS AO BASICÃO
- Todo equipamento mecânico necessita de cuidados (manutenção) para que possa funcionar satisfatoriamente. Vide os carros.
- Sempre que passear em locais com lama, passar temporadas na praia (santa maresia), ou por uma chuva forte, é boa idéia limpar sua bicicleta. Eu faço uma "limpeza de aparência" toda semana. Às vezes até mais de uma. Aproveite esse "banho semanal" para verificar se existe jogo (folga) em alguma das partes mais delicadas - mesa de direção, guidom, rodas, cubos - pois é natural que as peças sofram um afrouxamento devido ao uso. Dê um aperto geral novamente!
- Nunca lave a bicicleta com querosene ou outro solvente, porque podem penetrar na engrenagem, retirando a graxa interna dos rolamentos. Além disso você pode acabar causando manchas na pintura, o que seria um pecado, não é mesmo? Use água e sabão, e aquelas buchas de cozinha, no lado sem palha de aço.
- Bicicleta NÃO É COMESTÍVEL.
NUUUUNCAAAAAA use óleo de cozinha na bicicleta. Ele é um óleo vegetal e não mineral. Não tem essa função de lubrificação, e atrai (acumula) mais sujeira ainda nas partes onde for aplicado, formando em pouco tempo uma crosta gordurosa e difícil de tirar!
- Não precisa afogar a corrente em óleo. É sujeira extra na certa, com pingos de óleo para todo lado! Se não tiver um óleo específico, pode usar o bom e velho “óleo Singer” que já ajudará bastante!
a) Em qualquer loja de 1,99 você encontra escovas e pincéis aceitáveis. Então, mãos à obra: forre o chão embaixo da bike (com jornal mesmo - duas ou tres 'camadas'), e limpe bem a corrente com uma escova ou pincel embebida com querosene, tendo o cuidado de NAO DEIXAR escorrer para outras partes da bicicleta. O ideal seria retirar a corrente, mas para isso você precisaria de uma "chave de corrente". Escove também as engrenagens próximas à corrente, mas não deixe entrar no cubo ou no eixo da roda. Você pode passar o pincel com a querosene ANTES, se necessário, para amolecer a sujeira e depois passar a escova. Mas use o bom senso, e SAIBA QUE USANDO A ESCOVA, IRÁ RESPINGAR e/ou ESPIRRAR.
b) Lave a bicicleta com água e sabão neutro com uma esponja suave por causa da pintura (use a parte da espuma), depois enxágüe e seque com pano macio. Só use BOMBRIL no canote do selim (banco), ou nos aros e raios. Nunca nas partes pintadas, pois arranha a pintura!
c) Nas sapatas de freio pode usar água e sabão neutro, e a boa escova. Não tenha cisma de escovar e limpar. Enxágüe bem. Você pode tirar o excesso de umidade com um pano seco, e deixar terminar de secar, antes de montar novamente o freio!
CALIBRAGEM
Apesar da calibragem ser uma preferência individual, nunca ultrapasse as recomendações do fabricante. Na dúvida, passe em uma loja
especializada e pergunte. Não há mal nenhum em não saber.
1) Calibre sempre seus pneus antes de sair, pois é normal que as câmaras de ar percam pressão quando paradas.
2) Pneus muito cheios (muita pressão) podem estourar numa pequena pedra, ou fazer a bicicleta vibrar demasiado.
3) Pneus muito baixos (pouca pressão) furam rápido, e no contato com obstáculos não amortecem os impactos, podendo danificar as rodas.
CUIDADOS COM O CÂMBIO
O câmbio é, realmente, muito útil, e se for usado de forma correta então, facilita tremendamente as subidas e aumenta a velocidade no plano. Mas deve ser usado com critério.
Você já deve estar careca de ouvir e ler que NÃO se deve usar a corrente na relação da coroa mais a esquerda com o pinhão mais à direita (cruzar), NÃO É? ISSO PORQUE ASSIM você estará torcendo a corrente levando a um desgaste prematuro das peças sem grandes resultados práticos na velocidade da bicicleta.
- Não fique trocando as marchas com a bike parada e, IMPORTANTE, diminua a força exercida nos pedais enquanto estiver trocando de marcha, e isso funcionará como “embreagem”. Sacou?
- Nunca troque de marcha pedalando para trás.
- Evite trocar de marcha enquanto a bicicleta estiver sofrendo muita trepidação. A corrente pode saltar.
RODANDO POR AÍ
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