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BIKE TRIAL
CICLISMO e CICLOATIVISMO :: Pé na estrada, na rua, na trilha, na pista :: Tipos de prova - descrição
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BIKE TRIAL
Nas provas de Bike Trial o objetivo é ultrapassar obstáculos, sejam naturais ou artificiais.
TREINO: a maior parte do tempo que um "trialeiro" na bicicleta é treinando. É assim que se desenvolve equilíbrio, confiança na bike, etc... e evolução acontece naturalmente, no dia a dia, com o treino. Desde o mais básico até que as manobras mais incríveis sejam feitas com a maior naturalidade e com relativa facilidade. Rochas, troncos, e outras formações naturais, apresentam um dos maiores desafios que um praticante do BikeTrial pode enfrentar. Nunca são planos, às vezes encontram-se soltos, húmidos, escorregadios, e devido a essa imprevisibilidade é sempre complicado andar sobre eles. As rochas por exemplo, devido à sua distribuição, e aos ângulos que formam apresentam vários caminhos possíveis. Troncos caídos no chão dão um bom treino para saltos. Outra coisa importante é lembrar-se que em competição é importante ter este tipo de técnica em secções naturais. Mas se o seu objectivo não é competir, escolha apenas os obstáculos que mais lhe interessarem.
Escadas, muros, passeios, bancos, e outros obstáculos que se encontram em todo o lado numa cidade, são excelentes locais para se andar de bike e fazer trial. Visto que o cimento, o asfalto e outras superfícies desse gênero são muito aderentes quando secas, pode aproveitar para, por exemplo, ganhar força e equílibrio a subir umas escadas, ou procurar uns bancos espaçados...
COMPETIÇÃO: o objetivo é completar alguns trechos de percurso pontuando o mínimo possível. É atribuido 1 ponto quando se toca com qualquer parte do corpo ou com o guiador da bike em qualquer obstáculo, ou no chão. Um ponto é designado por Dab. O máximo de dab’s que se pode ter numa secção são 5, a partir daí pode é tentar acabar a pé...
Normalmente repete-se as secções, por exemplo, fazendo-as no sentido inverso ao que se fez anteriormente. Tem-se também um limite de tempo para completar cada secção, mas isso depende do nível a que se está a competir.
Existem três categorias.
A categoria Iniciados. As secções são as mais fáceis, visto que os obstáculos devem ser todos mais ou menos da altura de um degrau ou qualquer coisa assim. Para este nível deve-se ter alguma ideia de como fazer um bunnyhop, de como colocar as rodas da bike onde se quer.
Na categoria de Cadetes os obstáculos são mais altos, tem menos espaço, tem superfícies mais inclinadas e/ou escorregadias, e maiores drops. Para competir neste nível precisa de estar relativamente à vontade com quase todas as técnicas do BikeTrial.
Há ainda a categoria de Elite, também em bikes de roda 26’’(Master), nesta categoria há secções que é dificil passar a pé! Tudo se torna mais alto, mais estreito, e mais inclinado, e convém que se tenha controle total sobre a bike.
TREINO: a maior parte do tempo que um "trialeiro" na bicicleta é treinando. É assim que se desenvolve equilíbrio, confiança na bike, etc... e evolução acontece naturalmente, no dia a dia, com o treino. Desde o mais básico até que as manobras mais incríveis sejam feitas com a maior naturalidade e com relativa facilidade. Rochas, troncos, e outras formações naturais, apresentam um dos maiores desafios que um praticante do BikeTrial pode enfrentar. Nunca são planos, às vezes encontram-se soltos, húmidos, escorregadios, e devido a essa imprevisibilidade é sempre complicado andar sobre eles. As rochas por exemplo, devido à sua distribuição, e aos ângulos que formam apresentam vários caminhos possíveis. Troncos caídos no chão dão um bom treino para saltos. Outra coisa importante é lembrar-se que em competição é importante ter este tipo de técnica em secções naturais. Mas se o seu objectivo não é competir, escolha apenas os obstáculos que mais lhe interessarem.
Escadas, muros, passeios, bancos, e outros obstáculos que se encontram em todo o lado numa cidade, são excelentes locais para se andar de bike e fazer trial. Visto que o cimento, o asfalto e outras superfícies desse gênero são muito aderentes quando secas, pode aproveitar para, por exemplo, ganhar força e equílibrio a subir umas escadas, ou procurar uns bancos espaçados...
COMPETIÇÃO: o objetivo é completar alguns trechos de percurso pontuando o mínimo possível. É atribuido 1 ponto quando se toca com qualquer parte do corpo ou com o guiador da bike em qualquer obstáculo, ou no chão. Um ponto é designado por Dab. O máximo de dab’s que se pode ter numa secção são 5, a partir daí pode é tentar acabar a pé...
Normalmente repete-se as secções, por exemplo, fazendo-as no sentido inverso ao que se fez anteriormente. Tem-se também um limite de tempo para completar cada secção, mas isso depende do nível a que se está a competir.
Existem três categorias.
A categoria Iniciados. As secções são as mais fáceis, visto que os obstáculos devem ser todos mais ou menos da altura de um degrau ou qualquer coisa assim. Para este nível deve-se ter alguma ideia de como fazer um bunnyhop, de como colocar as rodas da bike onde se quer.
Na categoria de Cadetes os obstáculos são mais altos, tem menos espaço, tem superfícies mais inclinadas e/ou escorregadias, e maiores drops. Para competir neste nível precisa de estar relativamente à vontade com quase todas as técnicas do BikeTrial.
Há ainda a categoria de Elite, também em bikes de roda 26’’(Master), nesta categoria há secções que é dificil passar a pé! Tudo se torna mais alto, mais estreito, e mais inclinado, e convém que se tenha controle total sobre a bike.
Fonte: http://trial.pt.vu
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