Últimos assuntos
Junte-se ao "Team Paraná"
Indique aos amigos!
Social bookmarking
Partilhe com seus amigos e fique antenado!
Conservar e compartilhar o endereço de CICLISMO e CICLOATIVISMO em seu site de social bookmarking
Quem está conectado?
Há 10 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 10 visitantes Nenhum
O recorde de usuários online foi de 228 em Ter 26 Out 2021 - 20:17
Transito e comportamento
Página 1 de 1
Transito e comportamento
É massante "ter que re-educar os motoristas"? Sim... mas necessário.
O governo, através das campanhas de trânsitom, vem tentando domesticar os motoristas há algum tempo. Mas assim como nas escolas, a re-educação desses motoristas carecerá de bons alicerces e de um certo conteúdo. Esse conteúdo vem de entender melhor o contexto e dele extrair a melhor possibilidade de resposta, como num jogo de xadrez, mas com a diferença de que não buscamos uma "vitória" e sim um "empate" onde ambos os lados saiam ganhando!
Tentando entender o contexto: imaginemos que para MUITOS motoristas, a conquista do espaço "rua", e o uso dela com seu possante é a expressão máxima de uma vitória, ou de um objetivo duramente perseguido e conquistado. Naquele momento ele está "cheio de si" (não consegui achar uma expressão melhor) e não quer ser
"atrapalhado" nem "podado". Existem dezenas de estudos acerca disso, e onovo recorde de venda de carros (mencionado ontem - 05.03.2010 - no jornal estadual) está aí para provar. O marketing da indústria do automóvel foi muito bem feito, tanto que nem precisam mais insistir em que é preciso ter um carro, bastando mencionar os modelos mais novos e cheios de frescuras ou a "redução do I.P.I.", para levar os sonhadores à ação.
E o NOSSO MARKETING?
O nosso objetivo? Antes de vender um produto (ben ou serviço) é preciso "vender a idéia", criar um ambiente
favorável. Eu disse em outro post que acho que temos um ARSENAL MELHOR DE AÇÕES E ATITUDES, justamente por estarmos difundindo (ou tentando difundir) a idéia do uso das bikes e etc... e temos que usar MELHOR esse arsenal. Acho que aqui, exatamente nessa escolha, nesse ponto, surge um gargalo ou uma encruzilhada difícil / um sapo difícil de engolir, como parece ser o caso. Pois NÓS TAMBÉM sofremos as mesmas cobranças e pressões, e porque nós é que temos que ser os bonzinhos da história? E mais uma vez: acho realmente que DOIS ERROS somados não fazem UM ACERTO.
É claro que olhando de longe, depois do ocorrido, fica mais simples sugerir possíves respostas, mas existe o certo (não revidar simplesmente - para não perder a razão), o errado (perder a cabeça e descer ao mesmo nível) e o "legal" (foi um ato de agressão, com inúmeras testemunhas, que não se negariam a comprovar a atitude do motorista perante policiais).
É massante "ter que re-educar os motoristas"? Sim... Esse é um "ônus" da responsabilidade que, sem querer, acabamos assumindo, mesmo aqui, quando discutimos entre amigos e tentamos chegar a uma conclusão, antes mesmo de um consenso. Mas para educar aos outros precisamos começar por re-educar a nós mesmos.
É massante nos re-educarmos? Pode ser, mas também é, sem dúvida, necessário.
Saudações ciclísticas e abraços panorâmicos!
Postado originalmente em resposta a tópico sobre a "bicicletada", evento que ocorre mensalmente:
http://www.bicicletadacuritiba.org/forum/viewtopic.php?f=15&t=1463
O governo, através das campanhas de trânsitom, vem tentando domesticar os motoristas há algum tempo. Mas assim como nas escolas, a re-educação desses motoristas carecerá de bons alicerces e de um certo conteúdo. Esse conteúdo vem de entender melhor o contexto e dele extrair a melhor possibilidade de resposta, como num jogo de xadrez, mas com a diferença de que não buscamos uma "vitória" e sim um "empate" onde ambos os lados saiam ganhando!
Tentando entender o contexto: imaginemos que para MUITOS motoristas, a conquista do espaço "rua", e o uso dela com seu possante é a expressão máxima de uma vitória, ou de um objetivo duramente perseguido e conquistado. Naquele momento ele está "cheio de si" (não consegui achar uma expressão melhor) e não quer ser
"atrapalhado" nem "podado". Existem dezenas de estudos acerca disso, e onovo recorde de venda de carros (mencionado ontem - 05.03.2010 - no jornal estadual) está aí para provar. O marketing da indústria do automóvel foi muito bem feito, tanto que nem precisam mais insistir em que é preciso ter um carro, bastando mencionar os modelos mais novos e cheios de frescuras ou a "redução do I.P.I.", para levar os sonhadores à ação.
E o NOSSO MARKETING?
O nosso objetivo? Antes de vender um produto (ben ou serviço) é preciso "vender a idéia", criar um ambiente
favorável. Eu disse em outro post que acho que temos um ARSENAL MELHOR DE AÇÕES E ATITUDES, justamente por estarmos difundindo (ou tentando difundir) a idéia do uso das bikes e etc... e temos que usar MELHOR esse arsenal. Acho que aqui, exatamente nessa escolha, nesse ponto, surge um gargalo ou uma encruzilhada difícil / um sapo difícil de engolir, como parece ser o caso. Pois NÓS TAMBÉM sofremos as mesmas cobranças e pressões, e porque nós é que temos que ser os bonzinhos da história? E mais uma vez: acho realmente que DOIS ERROS somados não fazem UM ACERTO.
É claro que olhando de longe, depois do ocorrido, fica mais simples sugerir possíves respostas, mas existe o certo (não revidar simplesmente - para não perder a razão), o errado (perder a cabeça e descer ao mesmo nível) e o "legal" (foi um ato de agressão, com inúmeras testemunhas, que não se negariam a comprovar a atitude do motorista perante policiais).
É massante "ter que re-educar os motoristas"? Sim... Esse é um "ônus" da responsabilidade que, sem querer, acabamos assumindo, mesmo aqui, quando discutimos entre amigos e tentamos chegar a uma conclusão, antes mesmo de um consenso. Mas para educar aos outros precisamos começar por re-educar a nós mesmos.
É massante nos re-educarmos? Pode ser, mas também é, sem dúvida, necessário.
Saudações ciclísticas e abraços panorâmicos!
Postado originalmente em resposta a tópico sobre a "bicicletada", evento que ocorre mensalmente:
http://www.bicicletadacuritiba.org/forum/viewtopic.php?f=15&t=1463
Tópicos semelhantes
» Aumento da frota de veículos
» Enquanto isso, na GUERRA do transito, em Curitiba
» DOURADOS (MS) - Prefeitura lança projetos de educação no trânsito
» Tutty Vasques - Inteligência no Transito - Parte 01
» Tutty Vasques - Inteligência no Transito - Parte 02
» Enquanto isso, na GUERRA do transito, em Curitiba
» DOURADOS (MS) - Prefeitura lança projetos de educação no trânsito
» Tutty Vasques - Inteligência no Transito - Parte 01
» Tutty Vasques - Inteligência no Transito - Parte 02
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
Sex 7 Abr 2023 - 21:27 por Admin
» Conheça a Half Bike - meia bicicleta
Qua 23 Mar 2022 - 9:55 por Admin
» Cubos rolamento 32 furos bike speed
Sáb 19 Fev 2022 - 12:12 por Max Belfort
» Viola Brand - Bike mais Ginástica igual show
Ter 30 Mar 2021 - 1:14 por Admin
» Como lidar com esse bicho!
Qua 24 Mar 2021 - 21:28 por Admin
» SEGURO PARA BICICLETA
Sáb 4 Abr 2020 - 1:02 por Admin
» CALOI BICICLETAS
Sáb 4 Abr 2020 - 0:14 por Admin
» Reclinada para o transito - inspirado nas joias europeias
Seg 15 Out 2018 - 10:17 por Admin
» São Paulo - SP - Polêmica das ciclovias
Seg 13 Abr 2015 - 20:21 por Admin
» FOR SALE:2014 Bikes,Trek,Scott Genius,Specialized,Cannondale & Giant Anthem Bikes
Seg 24 Nov 2014 - 14:16 por bikemall1
» CTB Código de Trânsito Brasileiro para Ciclistas
Ter 27 maio 2014 - 13:56 por cypriano
» SOROCABA - SP
Ter 13 maio 2014 - 20:17 por sergio_moraes
» Opinião SCOTT Speedster 50 2013 x Specialized ALLEZ 2014???
Sáb 30 Nov 2013 - 23:42 por Alan Ricardo
» scott scale 970 x specialized carve comp????
Qui 21 Nov 2013 - 17:55 por Valmir Dimas de Andrade
» Bike no Paraguai
Qui 21 Nov 2013 - 8:59 por Valmir Dimas de Andrade