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2 - A primeira impressão...
...é a que fica! Já ouviram (leram) isso antes?
Um "causo" ocorrido em sala de aula pode ilustrar melhor o que quero dizer. Durante uma aula, passei um trabalho para a turma. Eles deveriam ler um texto provocativo e responder algumas perguntas, apresentando também o seu ponto de vista a respeito do assunto do texto. Uma aluna terminou rapidamente (foi a primeira) e me entregou. Ao receber o trabalho das mãos dela, perguntei "Esse é melhor que você pode fazer?". Ela me olhou com cara de brava e voltou para a carteira. Passados uns vinte minutos ela retornou, dessa vez com duas folhas. Novamente fiz a mesma pergunta, e ela respondeu que sim, convicta! Muito bem, eu disse, "então agora eu vou ler o seu trabalho." Se eu tivesse lido o primeiro texto, que ela obviamente fez com pressa de ir para casa, com certeza teria uma impressão diferente (e talvez não muito boa) da capacidade dela.
É claro que, num primeiro momento, passei por chato.
Demorou um pouco para entenderem que, de verdade, eu estava tentando ajudar a turma a cuidar um pouco mais daquilo que, no final das contas, iria servir para avaliar o que pensam e como pensam. De maneira similar, ao apresentar seu projeto de patrocínio tenha isso em mente. Não “economize” tempo.
A empresa não o conhece, e é bem possível que receba vários outros pedidos de apoios e patrocínios também. Normalmente, a verba disponível para apoios, patrocínios e / ou ações promocionais é limitada, portanto provavelmente vão escolher apoiar ou patrocinar aquela que lhes der mais retorno. Por isso é importante que você os ajude a lhe conhecerem melhor, e é você quem vai ter de dizer a eles como / de que maneira eles terão retorno ao apoiar o seu nome ou a sua atividade esportiva. Você como um atleta de alto nível, profundo conhecedor da sua modalidade esportiva, tem um conhecimento muito maior de todas as nuances que cercam a sua atividade, e espera-se que você saiba se apresentar decentemente.
Diferentes empresas têm diferentes filosofias e diferentes objetivos. Por isso as informações a mais que você tiver sobre a empresa poderão fazer diferença. Como você pode se encaixar nos objetivos da empresa? E como a empresa se encaixará no seu objetivo? E é você que tem condições, mais do que ninguém, de mostrar em seu projeto como eles poderão ter um retorno positivo apoiando você.
Isso é importante lembrar porque: se você não tem condições de mostrar as vantagens, não há porque eles se esforçarem em ver. VOCÊ é o principal interessado, não é?
Continuando! Costumeiramente, o primeiro contato é com os departamentos de marketing, e provavelmente será necessária uma reunião de apresentação do seu projeto (produto). É bastante interessante se você puder chegar à pessoa responsável através de uma indicação, pois com o tempo curto, até esse primeiro contato costuma ser feito após uma "peneira". Procure dentro do seu "network" (sua rede de contatos) algum amigo, conhecido ou pessoa com quem já trabalhou quem possa te ajudar nesse primeiro obstáculo.
Sempre há alguém que conhece alguém que conhece alguém... mas seja ético!
No momento em que apresentá-lo, seu projeto sai do papel e ganha vida. Alguém estará interagindo com ele. Você provavelmente precisará fazer uma apresentação, às vezes rápida e objetiva, sem deixar de lado os pontos mais importantes. Esteja preparado para responder a algumas perguntas e tenha complementos relevantes e interessantes para acrescentar caso sinta que as perguntas foram "automáticas" (você sabe do que estou falando, quando as perguntas e o nível de atenção / interesse de quem as faz não casam). Por isso reforço a observação de que o seu projeto tem que chamar a atenção logo de cara, despertando interesse em quem o recebe.
Mas afinal, ONDE buscar patrocínio? Em que portas bater?
Aqui estão algumas possibilidades:
- Empresas responsáveis pelo lançamento de novos produtos ou serviços: será necessário diferenciá-los dos concorrentes, razão pela qual seria bastante positivo para a empresa apoiar um atleta do seu nível.
- Empresas identificadas culturalmente com a cidade ou região: são as empresas que surgiram / cresceram na cidade. A empresa, ou seus mentores / diretores podem ser considerados "gente da terra". Você pode explorar esse laço afetivo.
- Empresas aniversariantes: algumas empresas festejam seus aniversários., publicam anúncios ou promovem eventos comemorativos. Com isso buscam reforçar a imagem de tradição e de empresa bem-sucedida em seus ramos de atividades.
- Empresas recém-chegadas à cidade ou à região: empresas novas que precisam tornar-se conhecidas da população local e ganhar sua simpatia.
- Empresas que ganham prêmios pelo desempenho / excelência do seu trabalho: essas interessam bastante a você, principalmente pela associação com uma empresa vencedora. E para a empresa também é importante "cultivar" com carinho essa imagem de competidora e vencedora.
- Empresas cujos produtos enfatizam conceitos e atributos que são comuns no esporte: essas empresas costumam promover seus produtos através de mensagens publicitárias que enfatizam saúde, energia, vigor e qualidade de vida, movimento, bem estar e harmonia entre corpo / mente.
- Empresas fabricantes de produtos e equipamentos esportivos, e também produtos / serviços que de alguma forma sirvam à prática esportiva: naturalmente, por já estarem ligadas ao esporte são receptoras naturais de pedidos de patrocínio, motivo pelo qual o seu projeto deve receber atenção redobrada nesse casos (porque obviamente elas recebem vários pedidos de patrocínio e terão de peneirar).
Não são apenas essas, visto que situações, metas, objetivos, produtos / serviços, e necessidades variadas estão em constante mutação, conforme as circunstâncias. Mantenha suas "antenas ligadas" e talvez você consiga identificar essas oportunidades.
Vamos ao projeto propriamente dito?
Um "causo" ocorrido em sala de aula pode ilustrar melhor o que quero dizer. Durante uma aula, passei um trabalho para a turma. Eles deveriam ler um texto provocativo e responder algumas perguntas, apresentando também o seu ponto de vista a respeito do assunto do texto. Uma aluna terminou rapidamente (foi a primeira) e me entregou. Ao receber o trabalho das mãos dela, perguntei "Esse é melhor que você pode fazer?". Ela me olhou com cara de brava e voltou para a carteira. Passados uns vinte minutos ela retornou, dessa vez com duas folhas. Novamente fiz a mesma pergunta, e ela respondeu que sim, convicta! Muito bem, eu disse, "então agora eu vou ler o seu trabalho." Se eu tivesse lido o primeiro texto, que ela obviamente fez com pressa de ir para casa, com certeza teria uma impressão diferente (e talvez não muito boa) da capacidade dela.
É claro que, num primeiro momento, passei por chato.
Demorou um pouco para entenderem que, de verdade, eu estava tentando ajudar a turma a cuidar um pouco mais daquilo que, no final das contas, iria servir para avaliar o que pensam e como pensam. De maneira similar, ao apresentar seu projeto de patrocínio tenha isso em mente. Não “economize” tempo.
A empresa não o conhece, e é bem possível que receba vários outros pedidos de apoios e patrocínios também. Normalmente, a verba disponível para apoios, patrocínios e / ou ações promocionais é limitada, portanto provavelmente vão escolher apoiar ou patrocinar aquela que lhes der mais retorno. Por isso é importante que você os ajude a lhe conhecerem melhor, e é você quem vai ter de dizer a eles como / de que maneira eles terão retorno ao apoiar o seu nome ou a sua atividade esportiva. Você como um atleta de alto nível, profundo conhecedor da sua modalidade esportiva, tem um conhecimento muito maior de todas as nuances que cercam a sua atividade, e espera-se que você saiba se apresentar decentemente.
Diferentes empresas têm diferentes filosofias e diferentes objetivos. Por isso as informações a mais que você tiver sobre a empresa poderão fazer diferença. Como você pode se encaixar nos objetivos da empresa? E como a empresa se encaixará no seu objetivo? E é você que tem condições, mais do que ninguém, de mostrar em seu projeto como eles poderão ter um retorno positivo apoiando você.
Isso é importante lembrar porque: se você não tem condições de mostrar as vantagens, não há porque eles se esforçarem em ver. VOCÊ é o principal interessado, não é?
Continuando! Costumeiramente, o primeiro contato é com os departamentos de marketing, e provavelmente será necessária uma reunião de apresentação do seu projeto (produto). É bastante interessante se você puder chegar à pessoa responsável através de uma indicação, pois com o tempo curto, até esse primeiro contato costuma ser feito após uma "peneira". Procure dentro do seu "network" (sua rede de contatos) algum amigo, conhecido ou pessoa com quem já trabalhou quem possa te ajudar nesse primeiro obstáculo.
Sempre há alguém que conhece alguém que conhece alguém... mas seja ético!
No momento em que apresentá-lo, seu projeto sai do papel e ganha vida. Alguém estará interagindo com ele. Você provavelmente precisará fazer uma apresentação, às vezes rápida e objetiva, sem deixar de lado os pontos mais importantes. Esteja preparado para responder a algumas perguntas e tenha complementos relevantes e interessantes para acrescentar caso sinta que as perguntas foram "automáticas" (você sabe do que estou falando, quando as perguntas e o nível de atenção / interesse de quem as faz não casam). Por isso reforço a observação de que o seu projeto tem que chamar a atenção logo de cara, despertando interesse em quem o recebe.
Mas afinal, ONDE buscar patrocínio? Em que portas bater?
Aqui estão algumas possibilidades:
- Empresas responsáveis pelo lançamento de novos produtos ou serviços: será necessário diferenciá-los dos concorrentes, razão pela qual seria bastante positivo para a empresa apoiar um atleta do seu nível.
- Empresas identificadas culturalmente com a cidade ou região: são as empresas que surgiram / cresceram na cidade. A empresa, ou seus mentores / diretores podem ser considerados "gente da terra". Você pode explorar esse laço afetivo.
- Empresas aniversariantes: algumas empresas festejam seus aniversários., publicam anúncios ou promovem eventos comemorativos. Com isso buscam reforçar a imagem de tradição e de empresa bem-sucedida em seus ramos de atividades.
- Empresas recém-chegadas à cidade ou à região: empresas novas que precisam tornar-se conhecidas da população local e ganhar sua simpatia.
- Empresas que ganham prêmios pelo desempenho / excelência do seu trabalho: essas interessam bastante a você, principalmente pela associação com uma empresa vencedora. E para a empresa também é importante "cultivar" com carinho essa imagem de competidora e vencedora.
- Empresas cujos produtos enfatizam conceitos e atributos que são comuns no esporte: essas empresas costumam promover seus produtos através de mensagens publicitárias que enfatizam saúde, energia, vigor e qualidade de vida, movimento, bem estar e harmonia entre corpo / mente.
- Empresas fabricantes de produtos e equipamentos esportivos, e também produtos / serviços que de alguma forma sirvam à prática esportiva: naturalmente, por já estarem ligadas ao esporte são receptoras naturais de pedidos de patrocínio, motivo pelo qual o seu projeto deve receber atenção redobrada nesse casos (porque obviamente elas recebem vários pedidos de patrocínio e terão de peneirar).
Não são apenas essas, visto que situações, metas, objetivos, produtos / serviços, e necessidades variadas estão em constante mutação, conforme as circunstâncias. Mantenha suas "antenas ligadas" e talvez você consiga identificar essas oportunidades.
Vamos ao projeto propriamente dito?
PARTE 1 - https://ciclismo.forumeiros.com/t229-1-fazendo-o-mais-dificil-se-assumindo-como-produto#239
PARTE 3 - https://ciclismo.forumeiros.com/t234-3-o-que-colocar-no-seu-projeto-de-patrocinio
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